Juvenis: Uma Viagem Pelo Antigo Testamento
Lição 13: Quatrocentos anos de SilêncioProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Quatrocentos anos de Silêncio, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Período
Interbíblico
Objetivos:
Estudar
o tema da aula de forma participativa, utilizando a Metodologia Ativa de
Aprendizagem.
Realizar
uma pesquisa sobre os 400 anos de silêncio e o período Macabeu.
Celular,
notebook ou tablet dos alunos
01
quadro branco
01
marcador para quadro branco
01
mapa do império de Alexandre, o Grande
01
figura de um relógio antigo
O
numeral 400 digitado em tamanho grande(fonte 100)
Dias antes da aula:
Solicitar
aos alunos para que realizem uma pesquisa sobre os 400 anos de silêncio e o
período Macabeu.
Divulgar
a pesquisa no grupo de WhatsApp da turma e orientar que eles vão apresentar o
que pesquisaram em um momento específico da aula.
No dia aula:
-
Organizem um quadro com o mapa, o numeral 400 e a figura do relógio.
-
Peçam para que os alunos se sentem formando um semicírculo próximo ao quadro
com o material do item anterior.
-
Solicitem para que os alunos falem o que pesquisaram sobre os 400 anos de
Silêncio ou período Inter bíblico.
Observem
atentamente o que eles afirmam. Corrijam ou acrescentem outras informações se
necessário.
-
Depois, apresentem o mapa do império de Alexandre(o Grande) e falem sobre esse
império e sua importância para a propagação do evangelho.
-
Em seguida, peçam para que os alunos falem o que pesquisaram sobre o período
Macabeu.
-
Para concluir, falem sobre a expectativa dos judeus com relação ao messias e,
contrapondo, apresentem o que o texto bíblico afirma sobre Jesus.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário