RSS

terça-feira, 18 de março de 2025

Jovens:  A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago

Lição 12: Autenticidade E Paciência

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Autenticidade E Paciência, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Controle”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: O Controle

Objetivo: Refletir sobre o controle diante da impulsividade.

Material:

01 controle de TV ou de outro objeto

Procedimento:

- Organizem os alunos em círculo.

- Apresentem o controle de TV e falem: Este objeto com certeza é bem conhecido por vocês.

- Perguntem, ainda com o controle na mão: Para que ele serve?

Aguardem as respostas, que certamente vão girar em torno de ligar e desligar o aparelho, procurar e mudar de canal, aumentar e diminuir o volume etc.

- Depois, falem: O controle nos auxilia a encontrar o que desejamos, basta tão somente pressionar uma de suas teclas, sendo portanto de fácil manuseio.

- Na lição de hoje, vamos estudar sobre um tipo de controle que não é representado por um objeto, mas ele está dentro de cada um de vocês e muitas vezes temos dificuldade em controlar.

- Mostrem uma caixa e falem que dentro dela há algo que precisamos revelar. A caixa contem com várias situações que devemos ter controle, tais como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações, hábitos etc.

Falem que a caixa vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele ou com alguém. Vocês podem auxiliar os alunos caso eles não se lembrem no momento de algum caso.

- Depois, enfatizem que há necessidade de controle, disciplina, e que isto deve ser um exercício constante.

- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: