Jovens: A Verdadeira Religião - Um Convite à Autenticidade na Carta de Tiago
Lição 12: Autenticidade
E Paciência
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Autenticidade E Paciência, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Controle”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Controle
Objetivo: Refletir
sobre o controle diante da impulsividade.
Material:
01
controle de TV ou de outro objeto
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Apresentem o controle de TV e falem: Este objeto com certeza é bem conhecido
por vocês.
- Perguntem,
ainda com o controle na mão: Para que ele serve?
Aguardem
as respostas, que certamente vão girar em torno de ligar e desligar o aparelho,
procurar e mudar de canal, aumentar e diminuir o volume etc.
-
Depois, falem: O controle nos auxilia a encontrar o que desejamos, basta tão
somente pressionar uma de suas teclas, sendo portanto de fácil manuseio.
-
Na lição de hoje, vamos estudar sobre um tipo de controle que não é
representado por um objeto, mas ele está dentro de cada um de vocês e muitas
vezes temos dificuldade em controlar.
-
Mostrem uma caixa e falem que dentro dela há algo que precisamos revelar. A
caixa contem com várias situações que devemos ter controle, tais como: o tempo,
a fala, desejos, ideias, ações, hábitos etc.
Falem
que a caixa vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra,
mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele ou com
alguém. Vocês podem auxiliar os alunos caso eles não se lembrem no momento de
algum caso.
-
Depois, enfatizem que há necessidade de controle, disciplina, e que isto deve
ser um exercício constante.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário