Juvenis: Uma Viagem Pelo Antigo Testamento
Lição 12: A Vida Após o Cativeiro
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: A Vida
Após o Cativeiro, escrevendo
no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
- Para
concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Reconstrução
Objetivos:
Refletir
sobre a importância de atitudes sábias para a construção de nossa vida
espiritual,
Contextualizar
o tema da reconstrução dos muros de Jerusalém com a vida dos alunos.
-
Figuras de pedra, tijolo, cimento, areia, ferro e telhas.
-
Texto: Construa Sabiamente a casa da sua vida.
Procedimento:
1
- Falem: Neemias e o povo judeu reconstruíram os muros de Jerusalém e colocaram
suas portas para promover segurança para as pessoas daquela cidade.
2
- Perguntem: Como está a construção da sua vida espiritual? Como você tem se
defendido das ameaças externas e internas?
3
- Leiam o texto “Construa sabiamente a casa da sua vida”.
“Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a
seu chefe o plano de largar o serviço de carpintaria e de construção de casas e
viver uma vida mais calma com sua família. O dono da empresa sentiu muito ao
saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu-lhe que construísse
uma última casa, como um favor especial. O carpinteiro concordou.
Porém, com o tempo, era fácil perceber que seus
pensamentos e seu coração não estavam mais no trabalho. Ele não se empenhou no
serviço e utilizou mão-de-obra e matérias-primas de baixa qualidade. Foi uma
maneira lamentável de encerrar sua carreira.
Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor
veio inspecionar a casa e, entregando-lhe as chaves, disse-lhe:
- Esta casa é sua,
é meu presente para você como prova de gratidão.
Que choque! Que vergonha! Se o carpinteiro soubesse que
estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não
teria sido tão relaxado. Agora já era tarde demais, teria que morar numa casa
feita de qualquer maneira.
Às vezes construímos nossa vida distraidamente. Pense em
você como um carpinteiro. Cada dia você martela um prego novo, coloca uma
armação ou levanta uma parede na casa da sua vida. Construa-a sabiamente.
Autoria do texto desconhecido.
4
- Falem: Neemias enfrentou opositores à obra que esta realizando, isto é, ele
estava sofrendo ameaças externas, alheias a sua vontade. Mas, muitas vezes, nós
estamos contribuindo para que o muro e as portas de nossa vida espiritual não
estejam com segurança, por utilizarmos material não adequado e pela falta de
vigilância, deixando brechas para a atuação do inimigo.
5
- Coloquem no quadro as figuras, uma de cada vez, e perguntem o que representa
cada figura na construção da nossa vida espiritual.
Sugiro
que as “pedras”, formando o alicerce da casa, representem a Palavra de Deus – a
rocha na qual estamos firmados. As outras figuras podem representar: a oração,
a fé, a vigilância, obediência, jejum, a leitura bíblica, o fruto do Espírito
etc.
6
- Lembrem - se de refletir sobre “fechar a brecha”. Leiam Ne 6.1 “Eu tinha
edificado o muro e nele não havia brecha alguma...”.
7
– Para concluir, leiam: "Todo aquele, pois, que ouve estas palavras e as
pratica, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a
rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com
ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E
todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica, será comparado a
um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva,
transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela
casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína." Mateus 7:24-27
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário