Adolescentes: Gênesis, o Livro dos Grandes Começos
Lição 13: Era
uma vez uma família que se tornou um povo
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Era uma vez uma família que se tornou um povo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para ilustrar o item 1.1, apliquem a dinâmica “Abrindo o Coração”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Abrindo o Coração
Objetivo: Refletir
sobre a importância e a eficácia do perdão.
Material:
01
chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Procedimento:
-
Apresentem a chave e perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
- Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
-
Falem que o perdão pode ser comparado a uma chave.
-
Perguntem: O que a perdão pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir:
reatar amizade, alívio de um peso, sentimento de liberdade, perdão de Deus,
alegria etc.
Fechar:
espaço para brigas, amarguras, ressentimentos, doenças, mente tranquila etc.
-
Para finalizar leiam Mc 11.25 e 26.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário