Adultos: Em Defesa da Fé Cristã Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência
Lição 12: A Igreja Tem Uma Natureza OrganizacionalProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
A Igreja Tem Uma
Natureza Organizacional, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Agora,
vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para iniciar e concluir o estudo do tema da aula, utilizem a dinâmica “A
Igreja é...”
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: A Igreja é...
Objetivo:
Iniciar e concluir o estudo sobre a Igreja.
Material:
¼ de uma folha de papel ofício A4 colorido ou de
cartolinas de cores diferentes
Caneta para cada aluno
01 cartolina
01 tubo de cola branca
Procedimento:
Antes da aula:
Recortar os papéis ou cartolinas conforme descrição no
item material
Escrever em cada parte do papel a expressão: A Igreja
é...
Durante a aula:
- Para iniciar o estudo da lição, entreguem para cada
aluno ¼ de uma folha de papel ofício A4 colorido ou de cartolinas de cores
diferentes.
Em cada pedaço de papel deve estar escrita a
expressão: A Igreja é...
- Solicitem que eles completem a frase, escrevendo uma
afirmação sobre a Igreja. Não há necessidade de que eles se identifiquem.
Nestas frases aparecerão o que os alunos pensam e
conhecem sobre o que é a Igreja.
- Depois, peçam para que os alunos coloquem em 01
cartolina estes papéis, utilizando cola branca.
- Em seguida,
leiam as afirmações dos alunos sobre a Igreja e comentem sobre o que eles
escreveram.
- Para finalizar, falem que nesta aula eles terão mais
conhecimento sobre o que a Igreja é.
À medida que o conteúdo da lição for compartilhado,
escrevam mais informações dando continuidade sobre o que a Igreja é.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário