Lição 13: É muita pressão!
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
Observação:
Na
aula de hoje, além de tratar do tema da lição 13, vocês devem fazer uma breve
retrospectiva do trimestre. Organizem bem o tempo. Vejam as sugestões abaixo.
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Falem que o tema da lição se refere ao nosso ato de não ceder as tentações
diante da pressão dos colegas, dos apelos mundanos.
-
Tomando um exemplo bíblico, relatem a
história de Daniel e seus colegas ou exibam parte do filme sobre Daniel.
Reflitam sobre as atitudes desses jovens, enfatizando:
Reflitam sobre as atitudes desses jovens, enfatizando:
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a convivência com pessoas de outras culturas e costumes.
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as influências, as pressões.
.
a decisão de não se contaminar – o livre arbítrio.
.
o resultado.
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Contextualizem este exemplo para a vida dos seus alunos hoje.
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Em seguida, utilizem a dinâmica “Sal da
Terra”.
-
Para concluir a aula, façam uma breve retrospectiva das lições deste trimestre.
Para isto, façam o seguinte procedimento:
. coloquem no quadro ou
cartolina o tema do trimestre: O Relacionamento entre o crente e o mundo
.
apresentem figuras ou objetos que façam os alunos lembrarem dos temas
estudados, por exemplo, para a lição:
1
– Espelho
2
– Figuras dos 04 temperamentos
3
– Sapatos, pés
4
– Controle
5
– Figuras de drogas ou pessoas drogadas
6
– Figuras de Visão e audição
7
- Consumismo
8
– Moda, Gíria
9
– Pessoa musculosa
10
– Pessoa triste
11
– Relógio
12
– Boca
13 - Dois Caminhos
.
Ao apresentar cada figura ou objeto, façam uma pequena reflexão sobre o tema da
lição. Os alunos também devem colaborar.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Professoras
e professores, a partir do próximo trimestre, farei sugestões pedagógicas para
a lição de Pré-adolescentes.
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo:
Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
02
saquinhos com sal
01
colher de chá
01
colher de sopa de sal
Procedimento:
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Apresentem os 3 copos com água e falem que eles representam o mundo.
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Apresentem o sal e afirmem que o sal representa o cristão.
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Solicitem atenção dos alunos para o que vocês vão realizar.
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Arrumem os 03 copos com água sobre uma mesa.
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Coloquem:
01
saquinho de sal dentro de 01 copo – não retirem a embalagem(situação 01);
01
saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01
colher de sal no último copo e misturem( situação 03).
-
Perguntem: Qual situação que melhor representa a conduta do cristão no mundo?
-
Aguardem as respostas. É comum haver votação para as três situações, com
maioria para a situação 01. Mas, como vocês já devem ter percebido, a situação
correta é a representada na situação 03.
-
Questionem:
Para
as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal
da terra, se estar isolado do mundo?
Para
a situação 03: Está correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos
deste mundo?
-
Após os questionamentos, leiam:
“Vois
sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para
nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom
é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E
dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou
deste mundo”. Jo 8.23
“Não
ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se
que, após os questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos
tenham compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal
da terra – influenciando e não cedendo as pressões.
Por
Sulamita Macedo.
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