RSS

segunda-feira, 4 de março de 2013


Jovens e Adultos – Elias e Eliseu: Um Ministério de Poder para toda a Igreja
Lição 10: Há um Milagre em sua Casa

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando, pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa etc. Apresentem os visitantes.
Vejam também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes da semana, se houver.
Com esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos afetivos com os alunos.

Observação importante:
Caso vocês ensinem em uma classe composta por mulheres ou mista, não se esqueçam de homenagear as mulheres pelo seu dia – 08 de março. Para isto, organizem o tempo de aula, separando um momento final para este fim.
Vejam sugestões na categoria Homenagem.

- Dando continuidade, falem sobre o tema da aula: Há um milagre em sua casa. Trata-se de um milagre que envolve o Profeta Elizeu e uma mulher.
- Peçam para que os alunos relatem este episódio, bastante conhecido, e escrevam no quadro ou cartolina os pontos principais desta situação.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, utilizando o relato e os pontos principais deste milagre.
- Em seguida, leiam: “Então, entra e fecha a porta...” II Rs 4. 4a
Reflitam com os alunos o que pode significar esta expressão “fechar a porta”.
- Depois, utilizem a dinâmica “Portas”, que proporcionará a reflexão sobre portas que precisam ser abertas ou fechadas na vida dos alunos.
- Para concluir, leiam o texto “O Peso da Balança”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
08 de março
Dia Internacional da Mulher
Parabéns, pelo seu dia!
Que as rosas belas, perfumadas e delicadas toquem seu coração neste dia especial e durante todos os outros dias do ano!


Texto Pedagógico: Interação Professor x Aluno

Algumas dicas:

1 - Saber o nome de cada aluno e chamá-lo pelo nome.

2 - Fazer uma lista com nome, data de aniversário, telefones e email dos alunos. Na data de aniversário, fazer uma ligação, enviar um email. Mencionar a data de aniversário do aluno diante da turma, entregando um cartão ou uma lembrancinha (se puder).

3 - Ligar para os alunos que estão ausentes. Se precisarem de uma visita, organizem este momento com outros alunos.

4 - O professor deve orar por seus alunos. Pedir oração por algum aluno que está passando por uma dificuldade.

5 - Procurar conversar com os alunos.

6 - Conhecer o perfil da turma ou tipo de classe, por exemplo: classe de jovens, de senhores, de senhoras, Terceira Idade, casais casados, “casais” ainda não casados (noivos), etc.

7 - Contextualizar o tema da aula para o tipo de classe e de aluno que você ensina.

8  - Promover a participação do aluno, durante a aula.

9 - Estar presente às aulas e se sentir participante da classe – criar vínculo com a turma.

10 – Não se esquecer de algumas datas(como estas citadas abaixo), mencioná-las na sala de acordo com o tipo de aluno que você tem e promover algo de acordo com suas possibilidades.

Dia Internacional da Mulher: 8 de março
Dia das Mães: 2º. domingo de maio
Dia do Pastor: 2º.domingo de junho
Dia dos Namorados: 12 de junho(para classe de casais casados ou noivos)
Dia dos Pais: 2º. domingo de agosto
Dia do Idoso: 1º. de outubro
Dia do Estudante: 11 de agosto
Dia da Secretária(o): 30 de setembro - na EBD e nas classes de EBD há  secretárias(os).
Dia da Criança: 12 de outubro

11 – Criar um blog para a turma. Manter contato com os alunos através das redes sociais.

12 - Organizar eventos sociais para a classe, extra EBD, num local adequado para momentos de oração, de estudo, troca de experiências, socialização, brincadeiras(observar a idade)etc.

Para estes eventos, sugiro a utilização de dinâmicas. Vejam as dinâmicas postadas no Blog Atitude de Aprendiz, que poderão ajudar ao professor obter maior conhecimento sobre os alunos e promover maior integração e conhecimento. Para acessá-las sigam o link no nome de cada dinâmica.

Objetivos:
Conhecer melhor os alunos.
Refletir sobre objetivos de vida já conquistados e elaboração de outros.
Objetivos:
Promover socialização dos alunos, através da apresentação do seu nome, seu significado e/ou algo relacionado à escolha dele.
Oportunizar a expressão de sentimentos.
Refletir sobre a escolha de nomes.
Trabalhar características pessoais e traços de personalidade dos alunos.
Refletir sobre a importância de cada pessoa no grupo.
Objetivos: 
Promover socialização do grupo.
Exercitar a oração intercessória.
Objetivo: Refletir sobre a importância de cada indivíduo ter objetivos, sonhos, projetos e procurar concretizá-los.
Objetivos: 
Compartilhar motivos de oração e agradecer as bênçãos recebidas.
Promover socialização do grupo.
Objetivos: Promover integração do grupo e exercitar a oração intercessória.
Objetivos: 
Promover integração do grupo.
Exercitar a oração intercessória.

Destas dinâmicas citadas, sugiro que inicialmente o professor utilize “O Livro da Vida”, “Meu Nome é...”, “O Espelho” e a “Entrevista”, em momentos distintos.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: