Jovens e Adultos – Elias e Eliseu: Um Ministério de
Poder para toda a Igreja
Lição 10: Há um Milagre em sua Casa
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
Observação importante:
Caso
vocês ensinem em uma classe composta por mulheres ou mista, não se esqueçam de
homenagear as mulheres pelo seu dia – 08 de março. Para isto, organizem o tempo
de aula, separando um momento final para este fim.
Vejam sugestões na categoria
Homenagem.
-
Dando continuidade, falem sobre o tema da aula: Há um milagre em sua casa. Trata-se
de um milagre que envolve o Profeta Elizeu e uma mulher.
-
Peçam para que os alunos relatem este episódio, bastante conhecido, e escrevam
no quadro ou cartolina os pontos principais desta situação.
-
Trabalhem os pontos levantados na lição, utilizando o relato e os pontos
principais deste milagre.
-
Em seguida, leiam: “Então, entra e fecha a porta...” II Rs 4. 4a
Reflitam
com os alunos o que pode significar esta expressão “fechar a porta”.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Portas”,
que proporcionará a reflexão sobre portas que
precisam ser abertas ou fechadas na vida dos alunos.
- Para
concluir, leiam o texto “O Peso da
Balança”.
Tenham uma
excelente e produtiva aula!
08 de março
Dia Internacional da Mulher
Parabéns, pelo seu dia!
Que as rosas belas, perfumadas e delicadas toquem
seu coração neste dia especial e durante todos os outros dias do ano!
6 - Conhecer o perfil da turma ou tipo de classe, por exemplo: classe de jovens, de senhores, de senhoras, Terceira Idade, casais casados, “casais” ainda não casados (noivos), etc.
Texto
Pedagógico: Interação Professor x Aluno
Algumas dicas:
1 - Saber o nome de cada aluno e chamá-lo
pelo nome.
2 - Fazer uma lista com nome, data de
aniversário, telefones e email dos alunos. Na data de aniversário, fazer uma
ligação, enviar um email. Mencionar a data de aniversário do aluno diante da
turma, entregando um cartão ou uma lembrancinha (se puder).
3 - Ligar para os alunos que estão ausentes.
Se precisarem de uma visita, organizem este momento com outros alunos.
4 - O professor deve orar por seus alunos.
Pedir oração por algum aluno que está passando por uma dificuldade.
5 - Procurar conversar com os alunos.
6 - Conhecer o perfil da turma ou tipo de classe, por exemplo: classe de jovens, de senhores, de senhoras, Terceira Idade, casais casados, “casais” ainda não casados (noivos), etc.
7 - Contextualizar o tema da aula para o tipo
de classe e de aluno que você ensina.
8 - Promover
a participação do aluno, durante a aula.
9 - Estar presente às aulas e se sentir
participante da classe – criar vínculo com a turma.
10 – Não se esquecer de algumas datas(como
estas citadas abaixo), mencioná-las na sala de acordo com o tipo de aluno que
você tem e promover algo de acordo com suas possibilidades.
Dia Internacional da Mulher: 8 de março
Dia das Mães: 2º. domingo de maio
Dia do Pastor: 2º.domingo de junho
Dia dos Namorados: 12 de junho(para classe de
casais casados ou noivos)
Dia dos Pais: 2º. domingo de agosto
Dia do Idoso: 1º. de outubro
Dia do Estudante: 11 de agosto
Dia da Secretária(o): 30 de setembro - na EBD
e nas classes de EBD há secretárias(os).
Dia da Criança: 12 de outubro
11 – Criar um blog para a turma. Manter
contato com os alunos através das redes sociais.
12 - Organizar eventos sociais para a classe,
extra EBD, num local adequado para momentos de oração, de estudo, troca de
experiências, socialização, brincadeiras(observar a idade)etc.
Para estes eventos, sugiro a utilização de
dinâmicas. Vejam as dinâmicas postadas no Blog Atitude de Aprendiz, que poderão
ajudar ao professor obter maior conhecimento sobre os alunos e promover maior
integração e conhecimento. Para acessá-las sigam o link no nome de cada
dinâmica.
Objetivos:
Conhecer melhor os alunos.
Refletir sobre objetivos de vida já conquistados e elaboração de outros.
Conhecer melhor os alunos.
Refletir sobre objetivos de vida já conquistados e elaboração de outros.
Objetivos:
Promover socialização dos alunos, através da apresentação do seu
nome, seu significado e/ou algo relacionado à escolha dele.
Oportunizar a expressão de sentimentos.
Refletir sobre a escolha de nomes.
Oportunizar a expressão de sentimentos.
Refletir sobre a escolha de nomes.
Trabalhar características pessoais e traços de personalidade dos
alunos.
Refletir sobre a importância de cada pessoa no grupo.
Objetivos:
Promover socialização do grupo.
Exercitar a oração intercessória.
Exercitar a oração intercessória.
Objetivo: Refletir
sobre a importância de cada indivíduo ter objetivos, sonhos, projetos e
procurar concretizá-los.
Objetivos:
Compartilhar motivos de oração e agradecer as bênçãos recebidas.
Promover socialização do grupo.
Objetivos: Promover integração do grupo e exercitar a
oração intercessória.
Objetivos:
Promover integração do grupo.
Exercitar a oração intercessória.
Exercitar a oração intercessória.
Destas dinâmicas citadas, sugiro que
inicialmente o professor utilize “O Livro da Vida”, “Meu Nome é...”, “O Espelho”
e a “Entrevista”, em momentos distintos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário