Adolescentes - Currículo do Ano 1: O Relacionamento
entre o crente e o mundo
Lição 11: Tudo tem seu tempo...
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Antes dos alunos, chegarem coloquem pela classe várias figuras de relógio ou
mesmo relógios tipo de cabeceira, para representar o tempo(tema da aula).
-
Falem: Atualmente, há uma grande pressa para realização de qualquer coisa. Na
internet, vemos que muitos se aborrecem porque a página ainda não abriu. A um
clique, já se espera que o que se procura já esteja ali de imediato. Há uma
urgência para tudo!
Urgência,
pressa para tudo? Será?
Esta
lição nos adverte para a espera. O quê? Esperar? Isto! Esperar pois há tempo
para todas as coisas.
-
Trabalhem o tema da aula, refletindo sobre os pontos levantados na lição,
procurando sempre a participação dos alunos.
-
Para concluir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “O Tempo passa, o tempo voa”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Tempo
passa, o tempo voa!
Objetivo: Refletir
sobre a organização do tempo com atividades produtivas.
Material:
01
desenho de relógio grande, 01 borracha e lápis grafite para cada aluno.
01
quadro ou cartolina
01
pincel para quadro branco, giz ou pincel atômico
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno uma figura de um relógio para que escreva entre os
intervalos das horas as atividades que estão executando.
Perguntem:
Quais as ações que demandam mais tempo? Quais as ações são prioritárias?
Qual
o tempo destinado para os estudos, realização de cursos, atividades físicas?
Qual
foi o tempo destinado para a leitura e estudo da Palavra de Deus? E para a
oração? E para os cultos?
-
Agora, desenhem no quadro ou cartolina um relógio grande, escrevam no centro a
palavra DEUS e falem:
Este
relógio representa o tempo e precisamos preenchê-lo com atividades produtivas
tanto a nível pessoal, familiar, profissional e espiritual, tendo Deus como
centro de nossas ações.
-
Então, comecem a preencher o relógio, colocando as atividades prioritárias e
edificantes que os jovens devem observar. Busquem sugestões dos alunos.
-
Agora, peçam para que cada aluno reflita sobre o que colocou no relógio do
início da aula.
-
Perguntem: O que precisa ser modificado no relógio? Entreguem a borracha e o lápis
grafite para os alunos e solicitem para que reorganizem o tempo, se necessário
com atividades proveitosas.
-
Para finalizar leiam Pv 3.1: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para
todo o propósito debaixo do céu”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário