Juvenis - Currículo do Ano 1: A Atualidade da
Mensagem da Bíblia
Lição 12: Pobreza é maldição?
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com os
alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Iniciem o estudo da lição, colocando no quadro ou cartolina as seguintes
perguntas:
Ser
pobre é pecado?
Pobreza
é maldição?
Todo
crente deve ser rico?
Solicitem
que os alunos emitam suas opiniões.
-
Depois, falem que os adeptos da Teologia da Prosperidade afirmam que o crente
não pode ser pobre, pois é símbolo de maldição, portanto deve ser rico
materialmente.
-
Em seguida, apresentem outra pergunta: Mas, é errado ser rico?
Aguardem
as respostas.
Após
a reflexão, falem: Não é errado ser rico, desde que seja de forma honesta, não
se esquecendo do aspecto espiritual e não amando as riquezas.
-
Depois, leiam: I Tm 6.10 e Lc 12. 6 a 21.
-
Apresentem outros pontos levantados na lição.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Sem
Medo de Ser Feliz”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Pensem
nisto!
Fujam
de uma ministração de aula puramente mecânica. Ensinar não é um ato solitário.
Mesmo que vocês tenham se habituado a essa atitude, procurem mudar, mesmo
devagar, mas mudem. Utilizem métodos e técnicas diferenciadas nas aulas!
“Mas
sempre fizemos assim” pode ser o golpe fatal na criatividade. Para infundir
empolgação em nosso ministério de ensino e talvez desenvolver nossa parte de
imaginação, precisamos estar dispostos a olhar além do “sempre foi feito
assim”. Podemos ficar tão acostumados ao modo como as coisas são feitas que nos
recusamos a admitir a existência de caminhos mais eficientes. Também é mais
fácil agarrar-se a antigos padrões e torná-los cada vez mais melhores do que
tentar inovar”(Marlene D. LeFever).
Dinâmica:
Sem Medo de Ser Feliz
Objetivo:
Refletir sobre a verdadeira
prosperidade: a felicidade de termos comunhão com Deus.
Material: 01
jarro; papel e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam para os alunos a
seguinte história que me contaram. É lógico que não é verdadeira, mas pode nos
trazer algumas reflexões:
“Conta-se
que o anjo Gabriel deu para Adão e Eva um jarro e disse-lhes:
-
Enquanto vocês estiverem com este jarro vocês serão muito felizes.
O
casal guardou com cuidado o presente do anjo. Mas... eles pecaram e foram
expulsos do Paraíso.
Eva
pegou o jarro e deu para Adão levá-lo, que colocou sobre a cabeça. E ao sair do
Paraíso tropeçou e o jarro quebrou-se em muitas partes”.
Autor desconhecido.
- Agora, façam algumas
indagações:
Que relação pode ter o jarro
quebrado com o pecado e a expulsão do Paraíso?
Neste contexto, o que pode
significar o “jarro”?
Por que era importante
guardá-lo com cuidado?
O que pode simbolizar cada
parte quebrada?
- Depois dos questionamentos
e respostas, apresentem um jarro. Mostrem que está vazio.
- Então, falem: O jarro da
história representava o cuidado do casal com a felicidade – a comunhão com
Deus.
- Perguntem: O que podemos
colocar dentro deste jarro como partes representantes da nossa felicidade? O
que preenche o homem interior?
Distribuam papel para os
alunos escreverem e em seguida solicitem que coloquem dentro do jarro.
- Depois retirem cada papel
e leiam para a turma. Reflitam e analisem se o que foi apontado pelos alunos.
- Para concluir leiam:
Rm 14:17: “Porque o reino de
Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”.
Mt 6:33: “Mas buscai
primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão
acrescentadas”.
Por Sulamita Macedo.
1 comentários:
Farei sugestões pedagógicas para as lições de pré-adolescentes a partir do próximo trimestre. Divulgue na sua igreja.
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