Texto
Pedagógico
Pensando
n(a) EBD
Para refletir sobre a Escola Bíblica Dominical, um bom
começo é analisar a situação que está sendo vivenciada – chama-se isto de
Análise Situacional.
É importante uma reunião específica com a presença da
superintendência, professores, alunos representantes das classes, pessoal da
secretaria etc.
Devem ser levantados pontos:
1- Estrutura
física: classes dentro do templo, salas para as turmas.
2 -
Dados estatísticos: a secretaria da EBD tem dados de frequência e ausência de
alunos e professores, evasão etc.
3 –
Critérios para escolha dos professores
4 –
Treinamentos dos professores
5 –
Relações interpessoais: Superintendente x professores x alunos
6 –
Currículo
8 –
Tempo de aula
9 –
Material didático e equipamentos de apoio para as aulas
10 –
Divisão de classes por idade ou por tipo de classe
11 – Alunos com necessidades especiais
12 –
Retenção da aprendizagem
13 –
Avaliação sistemática da EBD
Após
análise destes pontos, o grupo terá uma visão geral da situação da EBD, tanto
de pontos positivos e negativos, como os avanços e o que tem ocasionado os
problemas.
Agora,
é interessante refletir sobre quais os pontos podem ser melhorados de imediato,
listando-os e prevendo ações que podem resolver ou minimizar a curto prazo os
problemas detectados. Isto se chama Planejamento das Ações.
Depois,
listam-se os pontos que, mesmo sendo importantes, não foram escolhidos pelo
grupo como prioritários. Mas, deve haver ações previstas a médio e longo prazo
para repensar a situação indicada.
Atacar
muitas ações ao mesmo tempo pode gerar ansiedade e perda de objetividade devido
a disponibilidade de tempo e condições que não dependem do grupo para sanar os
problemas, mas isto não deve ser entendido como algo que não possa haver
interferência do grupo com ações concretas.
Planejar
as ações de forma simples e sem exageros, para dirimir os pontos levantados
como problemas, com cronograma e responsáveis pelas atividades são fatores
essenciais para o desenvolvimento a contento do trabalho a ser realizado.
Somando-se a isto, há a avaliação do que foi planejado para acompanhar o desenvolvimento
das ações previstas. Isto é chamado de Acompanhamento e Avaliação.
Neste
momento, o grupo percebe os avanços alcançados, as dificuldades que ainda
persistem e podem redirecionar e
redimensionar novas ações e estratégias, pois o coletivo pode avaliar como
inadequadas as ações iniciais.
Planejar
ações coletivas para a melhoria da EBD é entender que a instituição de ensino
da Palavra de Deus é primordial e, portanto, não deve ser feita de forma
aleatória, improvisada. Mas, numa perspectiva coletiva é possível pensar, prever e agir
para que a Escola Bíblica Dominical alcance maiores resultados no processo de
ensino e aprendizagem.
Por Sulamita Macedo.
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