Juvenis - Currículo do Ano 1: A Atualidade da
Mensagem da Bíblia
Lição 10: Moralidade, o que é isso?
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem que o tema da aula será sobre Moralidade e como o cristão deve se
comportar diante da imoralidade do mundo.
-
Procurem refletir sobre o que seja “Moralidade”.
-
Depois, falem sobre os valores bíblicos que o cristão deve ter.
-
Em seguida, utilizem duas dinâmicas, postadas abaixo, para exemplificar
como deve ser a atitude do cristão como
Luz do Mundo e Sal da Terra.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo:
Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como “sal da terra”.
Material:
03 copos transparentes com
água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá
01 colher de sopa de sal
Procedimento:
- Apresentem os 3 copos com
água e falem que eles representam o mundo.
- Apresentem o sal e afirmem que o sal representa o cristão.
- Solicitem atenção dos alunos
para o que vocês vão realizar.
- Arrumem os 03 copos com água
sobre uma mesa.
01 saquinho de sal dentro de
01 copo – não retirem a embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de
outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último
copo e misturem( situação 03).
- Perguntem: Qual situação que
melhor representa a conduta do cristão no mundo?
- Aguardem as respostas. É
comum haver votação para as três situações, com maioria para a situação 01.
Mas, como vocês já devem ter percebido, a situação correta é a representada na
situação 03.
- Questionem:
Para as situações 01 e 02:
Como o cristão pode estar influenciado o meio, como sal da terra, se estar
isolado do mundo?
Para a situação 03: Está
correto o crente está misturado com o mundo? Nós somos deste mundo?
- Após os questionamentos,
leiam:
“Vois sois o sal da terra; e
se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão
para se lançar fora e ser pisado pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal
degenerar, com que se adubará?” Lc 14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de
baixo, eu sou de cima; vós deste mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que
no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os
questionamentos e a leitura das citações bíblicas, os alunos tenham
compreendido que a situação 03 representa a conduta do cristão como sal da
terra.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Luz do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a
atitude do cristão como “Luz do mundo”.
Material: 01 prato e 01 copo transparentes, 01 vela,
água, 01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo e
acendam a vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando
se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato,
tendo cuidado para não transbordar. Falem que o crente, representando pela vela
acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é
a Palavra de Deus. Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos
no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de
gozarmos da purificação, santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo
representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não
vencer as tentações, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida,
coloquem o copo emborcado sobre a vela.
- Perguntem: O que
aconteceu? Mostrem para os alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado,
toda a água foi sugada para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste
procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt
5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
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