Juvenis - Currículo do Ano 1: A Atualidade da
Mensagem da Bíblia
Lição 13: Love Story
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
Observação:
Na
aula de hoje, além de tratar do tema da lição 13, vocês devem fazer uma breve
retrospectiva do trimestre. Organizem bem o tempo. Vejam as sugestões abaixo.
-
Iniciem o estudo do tema, perguntando a que se refere a expressão inglesa “Love
Story”, que dá o título desta lição.
Aguardem
as respostas.
Certamente
os alunos vão falar que se refere a histórias de amor.
-
Em seguida, falem: As histórias de amor relatadas por vocês expressam o amor entre duas pessoas. Mas a lição de hoje
trata do grande amor entre Jesus e a humanidade – o amor ágape.
Aproveitem
e falem sobre os tipos de amor:
Ágape:
Amor de Deus
Storge:
Amor familiar
Eros:
amor físico, sexual
Phileo:
Amor entre amigos
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa.
-
Depois, utilizem a dinâmica “O Coração
Mais Bonito”.
-
Para concluir a aula, façam uma breve retrospectiva das lições deste trimestre.
Para
isto, lembrem aos alunos sobre o tema do trimestre: A Atualidade da Mensagem da Bíblia, escrevendo no quadro ou cartolina.
Depois,
coloquem uma figura de Bíblia( no centro do quadro ou cartolina) e ao redor
coloquem as palavras: Ecologia, Arqueologia, Tecnologia, Ciência, História,
Moralidade, violência, Sinais da Vinda de Cristo e Fim dos Tempos.
Em
seguida, façam uma breve reflexão sobre a atualidade da Bíblia através das
palavras citadas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Professoras
e professores, a partir do próximo trimestre, farei sugestões pedagógicas para
a lição de Pré-adolescentes.
Dinâmica: O Coração Mais Bonito
Objetivo:
Refletir sobre o amor em ação.
Material:
01 coração grande.
01 coração pequeno para cada aluno.
01
pirulito em forma de coração para cada aluno.
Procedimento:
-
Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração
Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até
que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais
bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e
perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem
idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas
marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as
pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com
marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
-
Apresentem o coração grande para a turma e falem que fomos alcançados pelo amor
de Deus. Leiam João 3.16. Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos
como discípulos de Jesus, leiam João 13.35.
-
Agora distribuam este amor com os alunos, entregando um coração pequeno para
cada um.
-
Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que
marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos
fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos
praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
-
Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de
congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas
que devem existir entre as pessoas.
-
Para finalizar, entreguem para cada aluno um pirulito em forma de coração.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário