Lição 11: Os Milagres de Elizeu
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.

Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem que o tema da aula será sobre os milagres de Elizeu, que serão estudados
por agrupamento, isto é, estão divididos em 04 grupos
-
Então, coloquem no quadro as palavras PROVISÃO, RESTITUIÇÃO, RESTAURAÇÃO e
JULGAMENTO.
- Citem os milagres e peçam para que os alunos classifiquem cada um deles, conforme a divisão apresentada.
- Depois, trabalhem qual a motivação, o objetivo e o
propósito destes milagres.
-
Depois, leiam o texto “O
Galão de Leite”(postado abaixo).
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Desenrole que Aparece!”(postada abaixo).
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Recomendação:
Professoras
e professores,
No
momento de preparação da aula, leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os
pontos mais importantes. Pesquisem sobre este tema em livros e sites
confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar
pontos principais e não se prender em pontos pouco relevantes. Preparem-se para
ministrar a aula!
Leiam
com atenção, este trecho do livro “O Que todo professor de Escola Dominical
deve saber”, de Elmer L. Tows:
“Uma
professora iniciante de Escola Dominical sentia-se frustrada porque aparentemente
não conseguia ser compreendida pela classe. Ela procurou sua mestra favorita,
uma professora de Escola Dominical para adolescentes, a fim de pedir ajuda. A
professora de adolescentes meneou a cabeça e disse: “Acho que o meu problema
era igual ao seu. Quando comecei a lecionar, pensava que deveria ensinar tudo o
que sabia, todas as semanas, ou ao menos tudo o que estava listado na revista
do professor. Então percebi que se eu levara vinte anos para aprender tudo o
que sei, talvez devesse deixar que os alunos estudassem a Bíblia em seu ritmo.
Quando mantive o foco no único conceito realmente importante em cada lição,
tornei-me uma professora melhor e a Escola Dominical, mais agradável’.
Muitos professores confrontam-se
com a enorme quantia de ensino bíblico que desejam transmitir num tempo muito
limitado. Como pode um professor de Escola Dominical discorrer sobre tudo o que
se encontra no manual do mestre nos trinta ou quarenta minutos que passa
realmente ensinando? Professores eficazes aprenderam a limitar cada lição a uma
verdade central. Ensinar um único princípio a cada aula facilita o ensino e o
aprendizado. E quando os alunos compreendem um princípio básico, podem supor o
restante por si mesmos.
Um dos primeiros passos ao preparar
o plano de aula é identificar uma verdade ou tema central da lição. Se a sua
lição não for construída ao redor dessa verdade central, os membros da classe
não serão desafiados a aprender. Se tentar comunicar muita coisa numa sala
única de aula, os alunos sentir-se-ão sobrecarregados e desestimulados.
Você só descobrirá a verdade
central investindo tempo e energia no estudo da lição. Isso envolve mais do que
ler casualmente um trecho das escrituras. Primeiro, você precisa de tempo e lugar
definidos dedicados ao preparo das lições. Se possível, estude um pouco a cada
dia, em vez de tentar preparar-se apressadamente de uma só vez. Isso lhe dará
tempo para refletir sobre o conteúdo e identificar a verdade central”.
0 comentários:
Postar um comentário