Lição 11: Os Milagres de Elizeu
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem que o tema da aula será sobre os milagres de Elizeu, que serão estudados
por agrupamento, isto é, estão divididos em 04 grupos
-
Então, coloquem no quadro as palavras PROVISÃO, RESTITUIÇÃO, RESTAURAÇÃO e
JULGAMENTO.
- Citem os milagres e peçam para que os alunos classifiquem cada um deles, conforme a divisão apresentada.
- Depois, trabalhem qual a motivação, o objetivo e o
propósito destes milagres.
-
Depois, leiam o texto “O
Galão de Leite”(postado abaixo).
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Desenrole que Aparece!”(postada abaixo).
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Recomendação:
Professoras
e professores,
No
momento de preparação da aula, leiam a lição pelo menos 02 vezes, anotem os
pontos mais importantes. Pesquisem sobre este tema em livros e sites
confiáveis. Não percam o foco do tema da aula, daí a importância de levantar
pontos principais e não se prender em pontos pouco relevantes. Preparem-se para
ministrar a aula!
Leiam
com atenção, este trecho do livro “O Que todo professor de Escola Dominical
deve saber”, de Elmer L. Tows:
“Uma
professora iniciante de Escola Dominical sentia-se frustrada porque aparentemente
não conseguia ser compreendida pela classe. Ela procurou sua mestra favorita,
uma professora de Escola Dominical para adolescentes, a fim de pedir ajuda. A
professora de adolescentes meneou a cabeça e disse: “Acho que o meu problema
era igual ao seu. Quando comecei a lecionar, pensava que deveria ensinar tudo o
que sabia, todas as semanas, ou ao menos tudo o que estava listado na revista
do professor. Então percebi que se eu levara vinte anos para aprender tudo o
que sei, talvez devesse deixar que os alunos estudassem a Bíblia em seu ritmo.
Quando mantive o foco no único conceito realmente importante em cada lição,
tornei-me uma professora melhor e a Escola Dominical, mais agradável’.
Muitos professores confrontam-se
com a enorme quantia de ensino bíblico que desejam transmitir num tempo muito
limitado. Como pode um professor de Escola Dominical discorrer sobre tudo o que
se encontra no manual do mestre nos trinta ou quarenta minutos que passa
realmente ensinando? Professores eficazes aprenderam a limitar cada lição a uma
verdade central. Ensinar um único princípio a cada aula facilita o ensino e o
aprendizado. E quando os alunos compreendem um princípio básico, podem supor o
restante por si mesmos.
Um dos primeiros passos ao preparar
o plano de aula é identificar uma verdade ou tema central da lição. Se a sua
lição não for construída ao redor dessa verdade central, os membros da classe
não serão desafiados a aprender. Se tentar comunicar muita coisa numa sala
única de aula, os alunos sentir-se-ão sobrecarregados e desestimulados.
Você só descobrirá a verdade
central investindo tempo e energia no estudo da lição. Isso envolve mais do que
ler casualmente um trecho das escrituras. Primeiro, você precisa de tempo e lugar
definidos dedicados ao preparo das lições. Se possível, estude um pouco a cada
dia, em vez de tentar preparar-se apressadamente de uma só vez. Isso lhe dará
tempo para refletir sobre o conteúdo e identificar a verdade central”.
0 comentários:
Postar um comentário