RSS

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Dinâmica: Globalização
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre globalização.
Material:
01 globo terrestre
01 rolo de barbante
01 celular ou um notebook
Nomes dos 06 continentes: Americano, Africano, Europeu, Asiático, Oceania e Antártida.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem o globo terrestre no meio do círculo.
- Entreguem os nomes dos 06 continentes(Americano, Africano, Europeu, Asiático, Oceania e Antártida) para 06 alunos.
- Peçam para que eles lancem de para o outro o barbante, isto é, o primeiro aluno enrola o barbante no dedo e joga para outro colega, que fará o mesmo procedimento até que todos estejam interligados. Isto demonstra o fio da comunicação entre os diversos países, continentes, uma abertura nas barreiras comerciais, políticas, sociais e culturais entre os países.
- Falem: Com a globalização, houve a circulação de informações de forma mais facilitada e rápida, além disso, a comunicação entre as pessoas de todo o mundo tornou-se mais rotineira, através da internet ou da vivência com outras pessoas de outros países e culturas diferentes.
- Falem: Hoje, há várias possibilidades de um jovem estudante brasileiro cursar no exterior. Alguém, aqui já teve esta oportunidade? Ou está se preparando para ir?
Caso positivo, peçam para que relatem de forma objetiva.
- Apresentem um celular ou um notebook. Perguntem: O que este aparelho tem a ver com globalização?
Aguardem as respostas.
Uma multinacional de computadores ou celular pode fabricar um objeto como este através de vários países, os componentes eletrônicos no Japão, teclado e mouse na china, partes de plástico na Índia e oferecer no Brasil a assistência técnica. As empresas procedem assim, pois o produto fica mais barato, através da economia globalizada.
- Apontem para as roupas, tênis, relógio, bolsa que os alunos estão usando e falem que há certas marcas que utilizam mão de obra de outros países para produzir estes produtos que são vendidos no Brasil. antigamente, isto não acontecia, mas que está sendo possível devido a Relação internacional político-econômico-social entre os países.
- Estes exemplos foram apontados, existem outros. No entanto, agora, vamos nos deter no aspecto que a lição aborda.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: