Dinâmica: Globalização
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre globalização.
Material:
01
globo terrestre
01
rolo de barbante
01
celular ou um notebook
Nomes
dos 06 continentes: Americano, Africano, Europeu, Asiático, Oceania e Antártida.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Coloquem o globo terrestre no meio do círculo.
-
Entreguem os nomes dos 06 continentes(Americano, Africano, Europeu, Asiático, Oceania
e Antártida) para 06 alunos.
-
Peçam para que eles lancem de para o outro o barbante, isto é, o primeiro aluno
enrola o barbante no dedo e joga para outro colega, que fará o mesmo
procedimento até que todos estejam interligados. Isto demonstra o fio da
comunicação entre os diversos países, continentes, uma abertura nas barreiras comerciais,
políticas, sociais e culturais entre os países.
-
Falem: Com a globalização, houve a circulação de informações de forma mais
facilitada e rápida, além disso, a comunicação entre as pessoas de todo o mundo
tornou-se mais rotineira, através da internet ou da vivência com outras pessoas
de outros países e culturas diferentes.
-
Falem: Hoje, há várias possibilidades de um jovem estudante brasileiro cursar
no exterior. Alguém, aqui já teve esta oportunidade? Ou está se preparando para
ir?
Caso
positivo, peçam para que relatem de forma objetiva.
-
Apresentem um celular ou um notebook. Perguntem: O que este aparelho tem a ver
com globalização?
Aguardem
as respostas.
Uma
multinacional de computadores ou celular pode fabricar um objeto como este
através de vários países, os componentes eletrônicos no Japão, teclado e mouse
na china, partes de plástico na Índia e oferecer no Brasil a assistência
técnica. As empresas procedem assim, pois o produto fica mais barato, através
da economia globalizada.
-
Apontem para as roupas, tênis, relógio, bolsa que os alunos estão usando e
falem que há certas marcas que utilizam mão de obra de outros países para
produzir estes produtos que são vendidos no Brasil. antigamente, isto não
acontecia, mas que está sendo possível devido a Relação internacional
político-econômico-social entre os países.
-
Estes exemplos foram apontados, existem outros. No entanto, agora, vamos nos
deter no aspecto que a lição aborda.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário