Juvenis -
Currículo do Ano 1: Queda e Redenção
Lição 02: Consequências da Queda
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Consequências da Queda.
-
Depois, falem que esta expressão faz referência as consequências da queda do
homem quando pecou.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Bumerangue”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bumerangue
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre as consequências do pecado.
Refletir
sobre o princípio da semeadura e da colheita.
Material:
01
bumerangue(pode ser feito de vários materiais)
01
copo descartável pequeno(tipo cafezinho) para cada aluno.
Procedimento:
-
Apresentem um bumerangue e perguntem como funciona.
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que eles falem que o bumerangue é um objeto de arremesso e que ao ser lançado,
volta à mão daquele que o arremessou. Se possível, façam uma demonstração.
-
Escrevam no quadro: Lei da semeadura.
Perguntem
o que os alunos entendem sobre isto.
Aguardem
as respostas.
-
Falem: A lei da semeadura é como um bumerangue, você vai ter de volta, vai
sentir as consequências daquilo que falou e praticou. Estudamos nesta lição
quais as consequências da queda do homem quando pecou.
-
Falem: Este é o princípio da semeadura e da colheita.
-
Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.
-
Perguntem:
O
que vocês estão falando ou praticando?
O
que estão colhendo destas ações?
-
Depois, orientem para que os alunos falem sobre as ações que eles desejam
cultivar em suas vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e
com o próximo.
Por
Sulamita Macedo.
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