Jovens: Novos Tempos, Novos Desafios – Conhecendo
os desafios do século XXI
Lição 02: O Processo de Globalização
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Processo de Globalização.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Globalização”,
para introduzir o estudo do tema.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Indicação de leitura:
Vejam no site abaixo um texto sobre o Processo de Globalização: http://www.brasilescola.com/geografia/processos-globa.htm
Vejam no site abaixo um texto sobre as vantagens e
desvantagens da Globalização: http://www.brasilescola.com/geografia/pos-contras.htm
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Globalização
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre Globalização.
Material:
01
globo terrestre
01
rolo de barbante
01
celular ou um notebook
Nomes
dos 06 continentes: Americano, Africano, Europeu, Asiático, Oceania e Antártida.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Coloquem o globo terrestre no meio do círculo.
-
Entreguem os nomes dos 06 continentes(Americano, Africano, Europeu, Asiático, Oceania
e Antártida) para 06 alunos.
-
Peçam para que eles lancem de para o outro o barbante, isto é, o primeiro aluno
enrola o barbante no dedo e joga para outro colega, que fará o mesmo
procedimento até que todos estejam interligados. Isto demonstra o fio da
comunicação entre os diversos países, continentes, uma abertura nas barreiras comerciais,
políticas, sociais e culturais entre os países.
-
Falem: Com a globalização, houve a circulação de informações de forma mais
facilitada e rápida, além disso, a comunicação entre as pessoas de todo o mundo
tornou-se mais rotineira, através da internet ou da vivência com outras pessoas
de outros países e culturas diferentes.
-
Falem: Hoje, há várias possibilidades de um jovem estudante brasileiro cursar
no exterior. Alguém, aqui já teve esta oportunidade? Ou está se preparando para
ir?
Caso
positivo, peçam para que relatem de forma objetiva.
-
Apresentem um celular ou um notebook. Perguntem: O que este aparelho tem a ver
com globalização?
Aguardem
as respostas.
Uma
multinacional de computadores ou celular pode fabricar um objeto como este
através de vários países, os componentes eletrônicos no Japão, teclado e mouse
na china, partes de plástico na Índia e oferecer no Brasil a assistência
técnica. As empresas procedem assim, pois o produto fica mais barato, através
da economia globalizada.
-
Apontem para as roupas, tênis, relógio, bolsa que os alunos estão usando e
falem que há certas marcas que utilizam mão de obra de outros países para
produzir estes produtos que são vendidos no Brasil. antigamente, isto não
acontecia, mas que está sendo possível devido a Relação internacional
político-econômico-social entre os países.
-
Estes exemplos foram apontados, existem outros. No entanto, agora, vamos nos
deter no aspecto que a lição aborda.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário