Juvenis -
Currículo do Ano 1: Queda e Redenção
Lição 03: A Natureza e a queda
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A
Natureza e a queda.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Agente
Multiplicador”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Agente Multiplicador
Objetivos:
Incentivar
a disseminação de ideias sobre preservação ambiental
Concluir
estudo sobre preservação ambiental
01
cartolina
Pincel
atômico
Revistas
para recorte de figuras
01
cola
Rolo
de fita adesiva(apenas 01 para todos os grupos)
Procedimento:
-
Dividam a turma em vários grupos.
-
Forneçam os seguintes materiais para cada grupo: cartolina, pincel atômico,
revistas para recorte de figuras, cola e fita adesiva.
-
Orientem para que elaborem um cartaz sobre preservação ambiental.
-
Estipulem um tempo para esta atividade.
-
Peçam para os alunos apresentarem os cartazes para os demais colegas.
-
Em seguida, vocês devem colocar os cartazes no quadro de avisos ou em outros
ambientes da igreja.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário