Discipulando
– 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição 05: Vencendo a Tentação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Vencendo
a Tentação.
- Perguntem: O que é tentação?
Aguardem as respostas. Depois apresentem outras
informações.
- Leiam o texto
“A Corrida dos Sapinhos” e reflitam com os alunos sobre a lição que o texto
nos traz: ficar “surdo” aos apelos da tentação.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Luz do Mundo”, que enfatiza a
importância de permanecermos na luz, afastando-nos do pecado, resistindo as
tentações.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto de
Reflexão: A Corrida dos Sapinhos
Era uma vez um tempo em que os bichos falavam... Nesse tempo também
havia alegria, diversão e competição. Certa ocasião, decidiram realizar uma
corrida de sapinhos.
Eles tinham que subir uma grande torre e atrás havia uma multidão,
muitos outros bichos para vibrar com eles.
Começou a competição e a multidão dizia:
-
Não vão conseguir. Não vão conseguir.
Os sapinhos iam desistindo um por um. Menos um que continuava subindo.
Aí aclamava a multidão:
-
Vocês não vão conseguir!
E
os sapinhos iam desistindo um por um, menos um que subia tranqüilo. Ao final da
competição, todos desistiram menos aquele.
Todos ficaram curiosos para saber o que tinha acontecido. Quando foram
perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar lá, descobriram que ele era
SURDO!
Dinâmica: Luz
do Mundo
Objetivo: Refletir sobre a atitude do crente como luz do
mundo.
Material:
01 prato transparente
01 copo transparente
01 vela
Água
01 caixa de palito de fósforos ou isqueiro.
Procedimento:
- Falem que o crente é luz do mundo e acendam a
vela e a coloquem no centro do prato, em posição vertical, observando se a
mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não
transbordar. Falem que o crente, representando pela vela acesa, é luz do mundo.
O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus.
Leiam Ef. 5.26.
- Falem ainda, que estamos no mundo, mas temos a
Palavra de Deus como guia na vida cristã, além de gozarmos da purificação,
santificação. Leiam Sl. 119.105.
- Falem ainda, que o copo representará aquilo que
pode apagar nossa luz, como: a desobediência, não vencer as tentações, a
prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado
sobre a vela.
- Perguntem: O que aconteceu? Mostrem para os
alunos as reações ocorridas.
Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada
para dentro do copo! Que lições podemos tirar deste procedimento?
- Para finalizar, leiam: Mt 5. 14 a 16 e Rm 12. 2.
Autoria desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário