Jovens: Novos Tempos, Novos Desafios – Conhecendo
os desafios do século XXI
Lição 05: As Epidemias Globais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe
a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Iniciem o estudo da lição, utilizando a dinâmica “A Origem das doenças”.
-
Apresentem o título da lição: As Epidemias Globais.
-
Depois, perguntem: O que é epidemia?
Aguardem
as respostas.
Aproveitem
e façam distinção entre epidemia e endemia.
“Endemia
é uma doença infecciosa que ocorre em um dado território, e que permanece
provocando novos casos frequentemente. Já epidemia é o grande número de casos
de uma doença num curto espaço de tempo”. http://www.infoescola.com/doencas/principais-endemias-e-epidemias/
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
falar sobre as epidemias apresentadas na lição, apresentem as figuras abaixo e
peçam para que os alunos falem sobre o que escutavam ou liam sobre elas.
Sars(Síndrome
Respiratória Aguda Grave)
Gripe
aviária ou Influenza H5N1
Gripe
suína ou Influenza H1N1
Observação: Faço
a indicação de leitura do texto “OMS alerta para aumento do risco de epidemias
globais”(postado abaixo).
- Para concluir, enfatizem qual o papel da igreja
neste contexto.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Origem das doenças
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a origem das doenças do ponto de vista bíblico.
Material:
½
folha de papel ofício para cada aluno
01
caneta para cada aluno
Desenho
de várias figuras geométricas
Procedimento:
-
Antes da aula: Desenhar uma figura geométrica em cada ½ folha de papel ofício,
como: triângulo, quadrado, circulo, retângulo, losango, trapézio. Cada folha
deverá ter apenas uma figura. Vejam nesta figura, nomes e as figuras
geométricas.
-
Distribuam a ½ folha de papel ofício com uma figura desenhada para cada aluno.
-
Peçam para que os alunos andem pela sala e cumprimentem os colegas e copiem na
sua folha o desenho que o colega tem. O outro colega também deve fazer o mesmo
procedimento.
-
Orientem para que os alunos cumprimentem o máximo de colegas que puder.
-
Falem: Olhem para seus papéis e observem o que aconteceu. Todos possuem as
marcas uns dos outros, isto é, houve uma mistura de figuras. Este é um exemplo
figurativo de algo que se espalhou, assim também o pecado.
-
Leiam: - Leiam Romanos 5. 12 “Pelo que, como um homem entrou o pecado no mundo,
e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso
que todos pecaram”.
-
Falem: O pecado cometido por Adão e Eva alcança também todas as pessoas e traz consequências
negativas, como a separação do homem de Deus, a degeneração do corpo, as
doenças etc.
-
Falem: É sobre as epidemias globais que vamos estudar na aula de hoje. Algumas
doenças também são transmitidas pelo contato com a pessoa ou objeto infectado.
Enfatizem
que a origem de todo problema foi a existência do mal, através do pecado
cometido por Adão e Eva: a desobediência.
Por
Sulamita Macedo.
Indicação de Leitura
OMS alerta para aumento do risco de epidemias
globais
Doenças infecciosas estão se propagando mais
depressa do que nunca, de acordo com o relatório anual da Organização Mundial
da Saúde (OMS).
Com cerca de 2,1 bilhões de pessoas viajando de
avião todos os anos, há um grande risco do surgimento de outras grandes epidemias
como Aids, Sars ou febre de Ebola.
A OMS pede mais esforços para combater surtos de
doenças e que sejam compartilhados dados sobre vírus para ajudar a desenvolver
vacinas.
Em um relatório intitulado Um Futuro Mais Seguro, a
entidade diz temer que a falta de ação no combate aos surtos possa ter um
impacto devastador sobre a economia global e a segurança internacional.
Segundo a OMS, novas doenças estão surgindo em um
ritmo “historicamente sem precedentes” de uma por ano.
Desde a década de 70, 39 novas doenças se
desenvolveram e, só nos últimos cinco anos, a OMS identificou mais de 1,1 mil
epidemias, incluindo cólera, pólio e gripe aviária.
“Seria extremamente ingênuo e complacente pensar
que não haverá uma outra doença como a Aids, uma outra Ebola e outra Sars, mais
cedo ou mais tarde”, diz o relatório.
Compartilhar dados médicos, habilidades e
tecnologia entre nações ricas e pobres é “uma das rotas mais viáveis” para
segurança sanitária, afirma.
A OMS está envolvida em uma disputa com a Indonésia
em relação a amostras do vírus H5N1, que provoca a gripe aviária.
O governo indonésio se recusa a compartilhar suas
amostras com a OMS em meio a temores de que empresas farmacêuticas usem esses
vírus para fabricar vacinas que sejam caras demais para aquisição pela
Indonésia.
A China só começou a compartilhar suas amostras de
H5N1 em junho.
O relatório da OMS também pede aos governos que
sejam mais transparentes em relação a surtos de doenças, dizendo que quase a
metade de todos os alertas que recebe chegam pela imprensa.
A Resistência a medicamentos também representa uma
ameaça para o controle de
doenças, de acordo com a OMS, que culpa o mau uso de
antibióticos e tratamento médico ruim pelo problema, destacando o caso da
tuberculose.
Na introdução do relatório, a diretora-geral da
OMS, Margaret Chan, disse que a cooperação é crucial para combater surtos.
“Dada a vulnerabilidade universal de hoje a estas
ameaças, a melhor segurança é a solidariedade global”, afirmou Chan.
“Segurança internacional de saúde pública é tanto
uma aspiração coletiva quanto uma responsabilidade mútua.”
Brasil, Argentina, Canadá, México, Peru e Estados
Unidos são mencionados como exemplos de países que já criaram Centros de
Operação de Emergência que os permitirão concentrar informações sobre epidemias
e coordenar uma resposta a uma situação real ou potencial de emergência
sanitária.
O Brasil também é mencionado como o primeiro país
em desenvolvimento a fornecer terapia antiretroviral para a Aids através de seu
sistema público de saúde.
http://www.portalh2.com.br/oms-alerta-para-aumento-do-risco-de-epidemias-globais-673.html
0 comentários:
Postar um comentário