Juvenis -
Currículo do Ano 1: Queda e Redenção
Lição 04: A Corrupção da humanidade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A
Corrupção da humanidade.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Dois caminhos,
uma escolha”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dois caminhos, uma escolha
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre o Humanismo.
Apontar que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Material:
Cadeiras
Figuras
de homem e mulher
Palavra
DEUS
02
envelopes:
Nome
“Conhecimento de Deus” escrito para colocar dentro do envelope 01
Palavra
“Humanismo” escrita para colocar dentro do envelope 02.
Procedimento:
Antes
da aula:
Organizem
as cadeiras de forma que formem 02 caminhos
No
final de cada caminho coloquem 01 cadeira
Em
01 cadeira, fixem uma figura de um homem e de uma mulher. Deixem também um
envelope e coloquem dentro dele o nome Humanismo.
Na
outra cadeira, coloquem 01 folha com o nome DEUS. Também coloquem um envelope e
dentro dele o nome “Conhecimento de Deus”.
Durante
a aula:
-
Organizem os alunos em 02 grupos.
-
Falem: A humanidade, aqui representa por vocês, tem dois caminhos para seguir.
-
Peçam para um grupo andar pelo caminho que conduz a Deus.
-
Peçam para o outro grupo andar pelo caminho representado pelas figuras do homem
e da mulher.
-
Depois, solicitem que eles abram os envelopes e leiam o conteúdo.
-
Falem: Muitas pessoas possuem conhecimento sobre quem é Deus, sua criação, seu
poder, que enviou seu filho para morrer pelos pecadores e seguem este caminho e
têm Deus como centro de suas vidas.
Mas,
há um outro grupo de pessoas que mesmo conhecendo Deus decidiram seguir o
caminho do Humanismo, rejeitando Deus.
-
Perguntem: Qual o caminho que devemos escolher?
-
Depois, leiam: “Disse-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém
vem ao pai senão por mim”(Jo 14.06).
-
Para concluir, falem: É sobre a corrupção da humanidade que rejeita Deus e
prefere as ideias humanistas, no homem no centro, que vamos estudar hoje nesta
lição.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário