Adolescentes – Currículo do Ano 1: Vivendo em
Sociedade
Lição 09: Sociedade e missão social
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Sociedade e missão social.
- Depois, utilizem a dinâmica “Missão Social”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Missão Social
Objetivos:
Introduzir
o estudo sobre a missão social da igreja.
Refletir
sobre ajuda aos necessitados.
Material:
Chocolates
para a metade da turma
Obs:
vocês se desejarem podem substituir o chocolate por pãezinhos, fatia de bolo
etc.
Procedimento:
-
Distribuam chocolates somente para a metade da turma. E, continuem falando
sobre o tema da aula e observem as reações dos alunos.
Alguém
certamente falará que não recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai
questionar porque não tem para todos etc.
Então,
falem: As condições financeiras não são iguais para todos, há pessoas que tem o
que comer diariamente, outras que estão passando por situações difíceis.
-
Mas, perguntem: Como podemos resolver esta situação dos chocolates vivenciada,
agora, por vocês?
Aguardem
que algum aluno tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso
isto não aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não
possuem.
-
Depois, falem: É assim que deve ser nosso comportamento com aqueles que estão
passando necessidade, o amor em ação nada mais é que a solidariedade.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
-
Para finalizar a aula, organizem, com seus alunos, ações para atendimento a
pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas
etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a
ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de
realização de um trabalho dessa forma, pois é comum atender aos necessitados em
situações eventuais.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Parabens pelo Blog e por este trabalho tem facilitado em muito nosso trabalho como lider
Josafa Ribeiro, muito obrigada por sua visita ao blog. Fico feliz ao saber que as postagens do blog têm facilitado seu trabalho como líder.
Volte sempre!
Postar um comentário