Discipulando
– 3º. Ciclo: Vivendo as Verdades Bíblicas
Lição 08: Relacionando-se com a família
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Relacionando-se
com a família.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Convivência em Revisão”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Convivência em Revisão!
Objetivo: Analisar nossas ações no âmbito familiar.
Material:
01 caixa
01 prego
01 lixa
01 chave
01 cotonete
Procedimento:
- Falem que dentro da caixa há vários objetos, que
poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de nossa iniciativa.
Então, comecem a mostrar cada um deles, perguntando para que servem. Por
exemplo:
Tesoura: cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego: Fixar, unir.
Lixa: Retirar as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir ou fechar.
Cotonete: Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como estes objetos,
figuradamente, podem ser utilizados para que a convivência familiar seja
melhorada?
Exemplos:
Tesoura: Cortar, separando o que deve permanecer
daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar
a Palavra de Deus nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que
executamos.
Lixa: Retirar o que está em excesso, deixando limpo
sem “asperezas”.
Chave: Abrir espaço para ações benéficas. Fechar
espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.
Cotonete: Retirar aquilo que nos impede de escutar
o outro.
- Para finalizar, façam um breve comentário sobre
os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos membros familiares,
proporcionando ou não ambiente de boa convivência.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário