Adultos: A Igreja e o seu Testemunho – As
ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
Lição 07: Eu sei em quem tenho crido
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Eu sei em quem tenho crido.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno,
além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Sugiro a utilização de duas dinâmicas, escolham uma delas para aplicar com seus
alunos, tenho certeza que haverá bom aproveitamento: “O
Que Você tem em Suas Mãos?” ou
“Sinal de Fumaça”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Sinal de Fumaça
Objetivo:
Refletir sobre o agir de Deus, aquele que nos vê nas “ilhas” da vida.
Material:
Texto “Ninguém está
Sozinho”.
¼ de folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
- Leiam o texto “Ninguém
está Sozinho”.
“Após
um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter
conseguido se agarrar à parte dos destroços para poder ficar boiando.
Este
único sobrevivente foi parar numa pequena ilha desabitada e fora de qualquer
rota de navegação. Ele agradeceu novamente.
Com
muita dificuldade e restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno
abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva, dos animais e para
guardar seus poucos pertences, e, como sempre, agradeceu.
Nos
dias seguintes, a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia.
No
entanto, um dia quando voltava da busca por alimento, ele encontrou o seu
abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça.
Terrivelmente
desesperado ele se revoltou, gritava chorando: “O pior aconteceu! Perdi tudo!
Deus, por que fizeste isso comigo?” Chorou tanto, que adormeceu profundamente
cansado.
No
dia seguinte, bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.
-
Viemos resgatá-lo!
-
Como souberam que eu estava aqui?
-
Nós vimos seu sinal de fumaça!
É
comum sentirmo-nos desencorajados e até desesperados quando as coisas vão mal.
Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento”.
Autoria do texto
desconhecida.
- Perguntem: O que pode
representar uma ilha na vida de uma pessoa?
Aguardem as respostas.
Certamente elas vão girar em torno das palavras: isolamento, solidão, problema,
desprezo.
- Em seguida, falem: Muitas
vezes, sentimos que estamos numa ilha, isolados, desprezados, esquecidos, como
se as pessoas não nos vissem e que nossa situação não tem solução. Mas, Deus
nos vê. Deus viu João na ilha de Patmos, quando foi desterrado pelo imperador
da época, para aquele lugar inóspito.
- Distribuam o ¼ da folha de
papel ofício para cada aluno e solicitem para que desenhe uma ilha e uma
pessoa, representando ele mesmo.
- Falem ainda: Não sei qual
o tipo de ilha que você está, nem qual o motivo de ter chegado lá. Solicitem para que o aluno escreva na ilha
qual a dificuldade que está enfrentado.
- Perguntem: Qual tem sido o
sinal de fumaça que você tem lançado? Como tem sido o seu pedido de socorro?
Aguardem as respostas.
- Falem: Deus está lhe
vendo, Ele lhe conhece e sabe como tirá-lo desta ilha e ainda lhe fortalece e
acalma em meio a dificuldade.
- Leiam Apocalipse 1. 17
“... Ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e
o último e o que vive”.
Lembre-se: Jesus está vivo e
lhe vê!
- Em seguida, façam uma
oração pelos alunos e peçam para os alunos guardarem o desenho; quando eles
saírem da “ilha”, sugiram que eles contem na classe.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
O Que Você tem em Suas Mãos?
Objetivo:
Refletir sobre as armas que usamos quando estamos em batalha e como agimos
diante das lutas.
Metade de uma folha de papel
ofício para cada aluno
Procedimento:
- O que você tem suas mãos
como instrumento de batalha e como tem se portado na luta? Ou o que você
possui?
Moisés tinha uma vara, o rei
Jeoás tinha em suas mãos um arco e flecha, Davi tinha uma funda, Jacó tinha um
cajado, Sansão tinha a queixada de um jumento.
Estes instrumentos
representam objetos de trabalho ou de luta ou de convencimento que estes
personagens bíblicos possuíam.
- Entreguem para os alunos a
metade de uma folha de papel ofício e peçam para que façam o contorno de uma
das suas mãos.
- Peçam para que eles
escrevam dentro da mão quais as atitudes e as formas de luta ou de defesa
diante das dificuldades que eles estão usando, podendo ainda acrescentar nomes
de pessoas que ajudam em oração e conselhos.
- Solicitem para que os
alunos socializem o que escreveram, de forma objetiva.
Por Sulamita Macedo.
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