Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Jesus, o
Salvador
Lição 10: O perdão aproxima-nos de Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O
perdão aproxima-nos de Deus.
-
Escrevam no quadro a palavra PERDÃO e solicitem aos alunos para que alguém
relate um problema que enfrentou que precisou do perdão de alguém ou que tenha
perdoado.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “O lápis, o apontador e a borracha”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
lápis, o apontador e a borracha
Objetivo:
Refletir sobre a conduta do cristão.
Enfatizar a importância do perdão.
Material:
01 cópia do texto “A História do Lápis” para cada
aluno(vejam no procedimento)
01 lápis grafite
01 apontador
01 borracha
01
folha de papel ofício
Procedimento:
1 - Distribuam uma cópia do texto “A História do Lápis” para cada aluno.
2 - Façam a leitura do texto de forma dialogada,
para isto escolham 03 pessoas para fazerem o papel da avó, do menino e um
narrador.
A História do
Lápis
O menino olhava a avó escrevendo uma
carta. A certa altura, perguntou:
- Você está escrevendo uma história que aconteceu
conosco? E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade.
Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando.
Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse.
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu
nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha
vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há
cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa
em paz com o mundo.
Primeira
qualidade: você pode fazer grandes
coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos.
Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua
vontade.
Segunda
qualidade: de vez em quando eu preciso
parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis
sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar
algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor.
Terceira
qualidade: o lápis sempre permite que
usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir
uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para
nos manter no caminho da justiça.
Quarta
qualidade: o que realmente importa no
lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro.
Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você.
Finalmente, a quinta
qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que
tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada
ação.
Autoria do texto desconhecida.
- Para concluir, reflitam com os alunos sobre os 05
ensinamentos do texto, relacionando-os com o perdão.
Por Sulamita Macedo.
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