Jovens: Novos Tempos, Novos Desafios – Conhecendo
os desafios do século XXI
Lição 06: O Avanço Científico
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O Avanço Científico.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Descobertas
Científicas”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, leiam o texto “Deus e a
Ciência”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Descobertas científicas
Objetivos:
Estudar
sobre as descobertas científicas
Enfatizar
que o desenvolvimento científico pode ser benéfico quando é para a glória de
Deus.
Material:
Quadro
ou cartolina
Celulares
e tablets com acesso a internet
Procedimento:
-
Perguntem: O que é Ciência?
Aguardem
as respostas. Apresentem outras informações e elaborem uma definição de forma
coletiva, partindo das ideias iniciais dos alunos.
-
Afirmem que a verdadeira Ciência não desfaz o que a Bíblia confirma, pelo
contrário autentica sua mensagem.
-
Depois, façam uma advertência quanto a argumentos apresentados por pessoas que
desejam desfazer da Palavra de Deus. Em seguida, leiam I Tm 6. 20 e 21: “Ó
Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos
e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; a qual professando-a
alguns, se desviraram da fé. A graça seja contigo. Amém.”
-
Falem: Daniel predisse que a ciência se multiplicaria. Leiam Dn 12.04 “E tu,
Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo: muitos
correrão de uma parte para outra e a ciência se multiplicará”.
Enfatizem
a última parte do versículo e falem sobre a atualidade desta mensagem.
-
Peçam aos alunos para que citem algumas descobertas científicas e avanço da
tecnologia.
Os
alunos podem pesquisar na internet sobre as descobertas científicas em seus
celulares, tablets etc, pois normalmente eles têm acesso a internet por meio
destes objetos.
-
Escrevam no quadro ou cartolina as respostas dos alunos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição, apontando que o desenvolvimento
científico pode ser benéfico quando é para a glória de Deus.
Por
Sulamita Macedo.
Texto de Reflexão
Deus e a Ciência
Na França, um senhor de 70 anos viajava de trem
tendo ao seu lado um jovem universitário que, compenetrado lia o seu livro de
ciências. O senhor por sua vez lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem
percebeu que se tratava da Bíblia. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a
leitura do velho e perguntou:
- O senhor ainda acredita neste livro cheio de
fábulas e crendices?
- Sim, disse o senhor, mas não são crendices, é a
Palavra de Deus. Estou errado?
Com uma risadinha sarcástica, respondeu:
- Claro que está! Creio que o senhor deveria
estudar a história geral. E veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de
100 anos, fez o favor de mostrar a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda creem nessa
história de que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um
pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso.
- É mesmo? – perguntou o velho cristão – e o que
dizem os cientistas sobre a Bíblia?
- Bem, respondeu o universitário – agora eu vou
descer na próxima estação, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o
material pelo correio.
O velho então cuidadosamente abriu o bolso interno
do paletó e deu seu cartão ao universitário.
Quando o jovem leu o que estava escrito abaixou a
cabeça e saiu cabisbaixo.
O cartão dizia: Louis Paster, Diretor do Instituto
de Pesquisa Científicas da École Normale de Paris. Isso aconteceu em 1892.
Autoria
do texto desconhecida.
0 comentários:
Postar um comentário