Adultos: A Igreja e o seu Testemunho – As
ordenanças de Cristo nas cartas pastorais
Lição 09: A Corrupção dos últimos dias
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Corrupção dos últimos dias.
-
Depois, utilizem a dinâmica “A Máscara
caiu”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A Máscara caiu
Objetivo:
Refletir sobre a falsa aparência de alguns cristãos e líderes.
Material:
01 máscara
03 alunos
Procedimento:
1 - Antes do início da aula:
- Escolham 03 alunos ou
outros que voluntariamente participem da atividade.
- Falem para o aluno 01 que
deverá falar para a turma características pessoais(não físicas) e do que gosta
de fazer, do que já fez, do que pretende realizar, relatar acontecimentos ocorridos com ela.
Este relato deverá ser de forma exagerada, mas que seja moderado para não
levantar suspeitas se as afirmações são verdadeiras e ou falsas. Tudo deve ser
expresso de forma que convença os ouvintes.
- Falem para o aluno 02 e 03
para que forneçam informações pessoais de forma verdadeira.
- Peçam para que eles não
divulguem para os colegas as orientações dadas a eles.
2 – No momento da realização
da dinâmica:
- Chamem os 03 alunos para
se posicionar na frente da classe.
- Solicitem para que falem
sobre o combinado anteriormente. À medida que cada um falar, coloquem a máscara
nele.
- Depois, perguntem: Vocês
acham que estão falando a verdade ou mentira?
Aguardem a manifestação dos
alunos e perguntem o porquê das respostas, isto é, o que lhes convenceu disto.
Coloquem a máscara no aluno
que a turma afirma que ele está mentindo.
- Falem: Os 03 usaram
máscara, mas a quem cabe realmente a máscara?
- Peçam, agora, para que
eles falem para o grupo se estavam mentindo ou falando a verdade. Coloquem a
máscara no aluno que mentiu e falem: Sua máscara caiu, sua farsa foi
descoberta!
- Falem: Assim também
acontece com o cristão que tem falsa aparência, mostram-se exteriormente de uma
forma, mas o seu interior não está em consonância com a Palavra de Deus.
- Depois, leiam:
“Ai de vós, escribas e
fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por
fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de
mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos
aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade”(Mateus
23: 27 e 28).
- Falem: Estas são as características
dos tempos trabalhosos:
“Sabe, porém, isto: que nos
últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si
mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e
mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores,
incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados,
orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Tendo aparência de
piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”(II Timóteo 3:1-5).
- Para finalizar, enfatizem a
importância dos valores cristãos nestes tempos trabalhosos.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
Mentira
tem perna curta
Um
casal de namorados estava passeando numa rua comercial. A moça, olhando a
vitrina de uma loja de artigos japoneses, ficou encantada com um lindo vaso.
Seu namorando foi indagar o preço daquele objeto. Tratava-se uma peça
caríssima, totalmente fora de seu orçamento.
Porém,
ao correr os olhos pela loja, notou que havia um vaso igualzinho, mas quebrado.
Foi quando teve uma ideia. Após deixar a namorada em casa, voltou à loja e
pediu ao dono que embrulhasse aquele vaso quebrado. Deu-lhe uma gorjeta
qualquer e levou o vaso todo embrulhado. Sua ideia era tornar a namorada feliz,
fazendo-a pensar que ele lhe dera um presente tão caro e, quando chegasse à
casa da moça, iria simular um tombo e dizer que o vaso havia se partido naquele
momento.
E
fez tudo conforme planejara. A namorada acreditou até desembrulhar o vaso,
quando então constatou a mentira. O dono da loja havia embrulhado cada pedaço
do vaso separadamente e, dessa forma, a moça descobriu que o vaso não havia se
quebrado naquele momento e que o namorado tentara enganá-la. Ficou muito decepcionada.
Não
devemos tentar passar para o outro aquilo que não somos, pois mais cedo ou mais
tarde a máscara acabará caindo.
Autoria do texto
desconhecida.
Texto
Pedagógico
Gincana
na EBD
Gincana
é uma estratégia lúdica e didática, que envolve equipes diferentes em
competição, visando obter ampliação do ensino ministrado.
Os
pontos positivos de uma gincana:
-
Estimula a participação dos alunos.
-
Promove o envolvimento entre os alunos e os professores.
-
Amplia o conteúdo.
-
Desafia a competitividade.
-
Favorece a troca de experiências.
Alguns
cuidados devem ser observados para a execução de uma gincana:
-
Resistência em utilizar metodologia diferenciada por parte de uma boa parte dos
professores.
-
Alunos mais tímidos normalmente rejeitam este tipo de atividade. É importante
integrá-los em ações que não se exponham muito.
-
Compreender que é uma atividade pedagógica e não um mero passatempo.
É
possível organizar uma gincana, para realizar na EBD, de duas formas distintas
– a complexa e a simples. Vejam os
pontos relevantes para uma gincana de forma mais complexa, que geralmente é
executada ao final do trimestre:
-
Escolha do tema: Refere-se ao tema gerador de todas as atividades que serão
realizadas na gincana, que pode ser o tema do trimestre ou outro.
-
Comissão Organizadora: Trata-se uma equipe, normalmente pequena, que organiza
com antecedência as atividades da gincana para que haja sucesso no momento de
sua realização.
-
Material/Recurso: O material a ser adquirido deve ser providenciado de acordo
com as tarefas. Os recursos para tal fim devem ser disponibilizados com
antecedência.
-
Formação de Equipes: Numa gincana há a divisão dos alunos em equipes, até
porque é uma metodologia competitiva. Para agrupar os alunos é recomendável
haver grupos formados por ambos os sexos. As equipes devem escolher uma cor
e/ou nome para identificação e formular seu grito de guerra.
-
Tarefas: Devem ser diversificadas, abrangendo atividades sobre o conteúdo,
mesclando com perguntas e atividades que envolvem ação. Pensar na quantidade de
tarefas é importante para não se estender por muito tempo.
-
Pontuação: As tarefas recebem uma pontuação de acordo com a dificuldade de
realização e se foram cumpridas ou não pelas equipes.
-
Comissão julgadora: É interessante escolher algumas pessoas para fazer parte da
comissão julgadora, que deverão receber uma tabela contendo as tarefas e os
nomes das equipes, além das orientações sobre a pontuação das tarefas.
- O
condutor: Deve ser uma pessoa animada que tenha conhecimento da elaboração e
normas da gincana, que possa conduzi-la de forma ordeira, como também divulgar
o resultado final, com base no somatório de pontos das equipes.
-
Local de realização da gincana: O local de realização, de uma gincana dentro
dos moldes discriminados, deve ser em local apropriado para que as equipes
possam apresentar suas tarefas, grito de guerra etc. Dentro da igreja julgo que
seja inconveniente, mas em outro espaço do ambiente da igreja é possível.
-
Premiação: A equipe vencedora pode receber uma premiação que fica a critério e
condições financeiras dos organizadores e de acordo com o tipo de classe/aluno.
Diante
do exposto, observa-se que a gincana elaborada envolvendo todos os pontos
acima, pode ser denominada de “complexa” e que requer local apropriado,
conforme já mencionado. Mas, há ainda a possibilidade de montar uma gincana mais
“simples”, sem muitos detalhes, que pode ser realizada até dentro da igreja, no
momento da aula, sob a condução do professor, com atividades e perguntas sobre
o conteúdo, dividindo a turma em 02 ou 03 equipes. O somatório da pontuação
pode ser feita no quadro pelo professor, à medida que as tarefas forem
executadas.
Que
tal estimular os alunos e professores para uma gincana para o final do
trimestre? Gincana dá trabalho para
elaborar e realizar, mas é prazeroso ver o envolvimento dos alunos numa
atividade que proporciona aprendizagem diferente do que comumente ocorre na
EBD.
Por Sulamita Macedo.
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