Juvenis -
Currículo do Ano 1: Queda e Redenção
Lição 09: O sacrifício do Redentor
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: O
sacrifício do Redentor.
-
Depois, utilizem a dinâmica “O
Sofrimento de Cristo”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Sofrimento de Cristo
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre o sofrimento de Jesus.
Material:
01
corrente confeccionada de papel ou EVA
01
Chicote ou um cinto ou um cinturão
01
alfinete ou agulha
01
folha de papel madeira ou cartolina
Procedimento:
-
Perguntem:
. Alguém aqui passou por uma situação em que
ficou trancado sem poder sair de algum lugar? Como você se sentiu?
Para
este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma corrente, para representar
a situação vivenciada.
.
Alguém já sofreu uma agressão física de algum colega numa discussão ou briga?
Como você se sentiu quando apanhou?
Para
este aluno que vai relatar este caso, entreguem um cinto, para representar a
situação vivenciada.
.
Alguém já se furou com algo perfurante, como prego, alfinete etc?
Para
este aluno que vai relatar este caso, entreguem uma agulha, para representar a
situação vivenciada.
-
Falem: Todas estas situações causaram sofrimento, tristeza etc. Mas, hoje vamos
estudar sobre uma pessoa que sofreu muito e nem se compara com o que vocês
relataram.
-
Falem: Vocês já sabem que antes da crucificação de Jesus, aconteceram várias
situações que provocaram muito sofrimento para Ele.
-
Apresentem uma folha de madeira ou cartolina com um desenho de uma cruz em
tamanho grande.
-
Falem que a cruz vai representar o sofrimento de Jesus.
-
Peçam para que os alunos citem estes fatos que eles lembram que causaram
sofrimento de Jesus antes de sua morte na cruz. As respostas devem ser escritas
ao redor da cruz.
Preso
Acusado
com falsas testemunhas
Chicoteado
Torturado
Cuspiram
no rosto dele
Coroa
de espinhos na cabeça
Morte
na cruz
-
Perguntem: Por que Jesus passou por este sofrimento além da morte de cruz?
Enfatizem
que a morte de Jesus foi para nos salvar e nos dá vida abundante.
-
Leiam: “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus
amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”(Jo 15.13 e 14).
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Boa noite na paz do Senhor,
Como sempre a cada semana que visito este blog, me maravilho com ele, que o Senhor continue te inspirando para ajudar nós professores com estas dinâmicas abençoada.
Marcia, muito obrigada por sua visita ao blog.
Como feliz ao saber que este blog tem lhe ajudado nas aulas da EBD.
Faça bom proveito!
Volte sempre!
Postar um comentário