Jovens: Novos Tempos, Novos Desafios – Conhecendo
os desafios do século XXI
Lição 07: As catástrofes ambientais
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: As Catástrofes Ambientais.
- Depois, utilizem a dinâmica "Catástrofes Ambientais".
- Depois, utilizem a dinâmica "Catástrofes Ambientais".
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Catástrofes Ambientais
Objetivo:
Estudar sobre as causas das catástrofes ambientais e refletir sobre o papel da igreja neste contexto.
Material:
Para
o grupo 01: Papel ofício, caneta, figuras e reportagens sobre catástrofes
ambientais.
Para
o grupo 02: 02 cartolinas, 02 pincéis atômicos, 02 tubos de cola, figuras e
reportagens sobre catástrofes ambientais.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em 02 grupos.
-
Falem que eles vão elaborar manchetes para jornal falado e escrito sobre
catástrofes ambientais.
O
grupo 01 vai organizar jornal falado
O
grupo 02 vai elaborar Jornal escrito.
-
Forneçam o material, conforme descrição acima.
-
Estipulem um tempo de no máximo 15 minutos.
-
Durante a atividade, passem pelos grupos, orientando ou corrigindo, caso
necessário.
-
Orientem que cada grupo vai apresentar para os colegas. No caso do jornal
falado, vocês podem organizar uma “bancada”, para os “repórteres” apresentarem
as notícias.
-
Depois, reflitam sobre as diversas causas destas catástrofes, qual o papel da
igreja neste contexto.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário