Lição
09: Decidi Ser Fiel a Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Apresentem
o título da lição: Decidi ser fiel a Deus.
-
Nesta lição, vamos estudar sobre o tema da fidelidade a Deus, através do
exemplo do jovem Daniel e de seus 03 amigos.
-
Façam um breve relato sobre o episódio da vida de Daniel e seus amigos ou se
preferir apresentem parte de um filme, reflitam sobre as atitudes de Daniel e
sues colegas, enfatizando:
. A
convivência com pessoas de outras culturas e costumes.
.
As influências, as pressões que recebiam.
. A
decisão de não se contaminar – o livre arbítrio.
. O
resultado.
-
Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa
e contextualizada.
-
Em seguida a dinâmica “Marionete”,
que tem como objetivo refletir sobre a integridade de caráter de Daniel e seus colegas
e contextualizar este exemplo com a vida cristã atual com relação aos apelos
mundanos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Marionete
Objetivos:
Refletir
sobre a integridade de caráter de Daniel e seus colegas.
Contextualizar
este exemplo com a vida cristã atual.
Material:
01
fantoche ou marionete de uma pessoa
Observações:
Pode
ser do tipo que se manipula com as mãos dentro do boneco ou daquele tipo que é
movido por meio de cordões.
No
Departamento Infantil, vocês podem conseguir um fantoche emprestado.
Aqui
a utilização do fantoche não é para infantilizar os alunos, mas trazer uma
lição sobre a manipulação de pessoas.
Procedimento:
-
Apresentem o fantoche e perguntem para os alunos de que forma é utilizado este
objeto.
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos digam que o fantoche é manipulado com as mãos dentro do boneco ou
é movido por meio de cordões, dependendo do tipo apresentado.
Peçam
que alguns alunos manipulem o fantoche de várias formas e da maneira que
desejarem.
-
Depois, peçam para que 05 alunos fiquem diante da classe. Escolham 01 aluno e
orientem que ele realize várias ações e os outros 4 deverão imitá-lo.
Observem
as imitações dos alunos e também se alguém não vai aceitar a situação de se
deixar manipular pelo outro.
Agora,
perguntem:
O
que os 4 alunos acharam de repetir as ações de uma pessoa, sem ter vontade
própria?
Por
que razão apresentar um fantoche para vocês?
Observem
que os alunos afirmam.
-
Depois, falem: O fantoche ganha movimento ou fala através da ação e vontade de
quem o manipula. Não possui vontade própria e sendo assim é manobrado por
outrem. No sentido figurado, chamar alguém de Marionete, refere-se a uma pessoa
sem firmeza de caráter e que aceita ser manipulado por outra pessoa.
-
Falem, ainda: Daniel e seus colegas passaram por uma situação na qual estavam
sendo pressionados a adotar o padrão de conduta pagã, quando cativos na
Babilônia, para tanto eles estavam sendo moldados conforme a orientação do rei
de forma diferente da cultura judaica, porém foram firmes e não aceitaram ser
manipulados.
-
Peçam para que um aluno leia Dn 1. 8: “E Daniel propôs no seu coração não se
contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia;
portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar”.
-
Depois, falem: Isto aconteceu com Daniel, Hananias, Misael e Azarias. E hoje,
também acontece conosco.
Nesse
momento, falem sobre o que o mundo nos oferece, que pode nos distanciar e
modificar nosso relacionamento com Deus. Enfatizem o cuidado de não deixarmos
que sejamos manipulados conforme os padrões mundanos.
-
Falem sobre o resultado de uma vida integra diante de Deus numa sociedade pagã
e idólatra. Então, peçam que os alunos leiam Dn 1. 17 a 20 de forma
compartilhada:
“Quanto
a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas
as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
E
ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos
eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.
E o
rei falou com eles; entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel,
Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
E
em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes
perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que
havia em todo o seu reino”.
-
Perguntem: Que resultados também podemos obter quando decidimos permanecer
fiéis mesmo diante dos apelos do mundo?
Aguardem
as respostas dos alunos. Acrescentem outras se necessário.
-
Para finalizar, leiam:
“Tende
cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs
sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não
segundo Cristo” (Cl 2:8).
Por
Sulamita Macedo.
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