Lição
07: O Lugar Santo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina:
O
Lugar Santo.
- Trabalhem o conteúdo
da lição, utilizando 02 ilustrações do Tabernáculo:
01
– Figura do Tabernáculo para mostrar o Lugar Santo:
02
– Figura das 03 peças do Lugar Santo: o candelabro, o altar do incenso e a mesa
dos pães da proposição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a Dinâmica “Adoração e Serviço”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Adoração e Serviço
Objetivos:
Contextualizar o estudo sobre
a função do Lugar Santo do Tabernáculo, refletindo sobre a adoração e o serviço
cristão.
Realizar autoavaliação do
serviço que prestamos como despenseiros do Senhor.
Material:
½ folha de papel ofício e
caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: Pelo sangue de Cristo
temos acesso ao Lugar Santo para adoração e serviço.
- Depois, entreguem a metade
da folha de papel ofício para cada aluno.
- Solicitem para que façam o
desenho de uma de suas mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa
“trabalho, serviço, ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos
escrevam:
Dentro da mão: Aquilo que
estão realizando na obra do Senhor.
Fora da mão: Aquilo que deseja
realizar.
- Leiam ou cantem com os
alunos a 1ª estrofe do hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem sua mão ao arado já pôs,
constante precisa ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em
Cristo pensando, em oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra teu
Senhor”.
- Leiam ainda: I Co 12.5 a 7,
I Co 4.2 e Sl 100.02
- Para concluir, façam uma
oração pelos alunos apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do
Mestre e que sejam capacitados pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
8 comentários:
Gosto dessas dinâmicas já executei algumas e vou executar essa
Muito obrigada pela visita ao blog.
Que bom saber que aplica as dinâmicas sugeridas aqui.
Faça bom proveito e volte sempre!
Amo essas dinâmicas e quando nao5 tem no dia que vou ministrar aula faz muita falta.
Uso sempre as do ensinados cristão e não vem para todos os domingos.
Agora vou sempre procurar aqui.
Deus vos abençoe e te guarde.
Paz ótima dinâmica, me ajuda muito nas minhas aulas . sou de Pernambuco.
Paz do senhor..utilizo várias ..muito bom...Parabéns sulamita
Muito obrigada pela visita ao blog.
Faço as postagens, semanalmente, sempre na segunda-feira.
Então, aqui você encontra sugestões para as lições.
Faça bom proveito e volte sempre.
Eliene, muito obrigada pela visita ao blog. Fico feliz ao saber que utiliza as dinâmicas sugeridas e que lhe ajudam muito nas aulas.
Faça bom proveito e volte sempre.
Muito obrigada pela visita ao blog. Que bom que gosta das sugestões e que as utiliza em suas aulas.
Faça bom proveito e volte sempre.
Postar um comentário