Lição
07: Prostituição, a perversão da sexualidade
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro ou cartolina: Prostituição, a perversão da sexualidade.
- Para iniciar o estudo da
lição, apliquem a dinâmica “Corpo são e
mente sã”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Corpo são e mente sã
Objetivo:
Enfatizar
que o corpo é morada de Deus e que precisamos ter uma vida de santidade.
Material:
01
folha de papel madeira
01
pincel atômico
01
lixeira
Papéis
pequenos
Canetas
01
tubo de cola
Procedimento:
- Apresentem
01 folha de papel madeira com o contorno de um corpo humano.
-
Falem: O corpo é morada de Deus e templo do Espírito Santo. Então, precisamos
ter uma vida de santidade.
Sendo
assim, o que pode e o que não pode permanecer dentro do corpo?
-
Distribuam papéis em tamanho pequeno para cada aluno.
-
Orientem para que escrevam nos papéis o que deve e o que não deve estar no
corpo, quanto às atitudes e pensamentos.
-
Apresentem uma lixeira.
-
Falem: O que vocês devem retirar ou permanecer?
Os alunos
devem ler o que escreveram e observar a seguinte orientação:
O que
é inadequado deve ir para a lixeira.
O
que vai permanecer no corpo deve ser colado dentro do corpo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário