Lição 06: Os
profetas em Israel
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Os profetas em Israel.
-
Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Porta-voz”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Porta-Voz
Objetivo:
Compreender
e refletir sobre o significado da palavra “profeta” e sua função.
Material:
Mensagem
escrita: cartão, versículo bíblico, um texto de reflexão etc.
Procedimento:
-
Escolham uma pessoa da classe, entreguem para ela uma mensagem escrita com tema
de sua escolha e peçam para que transmita a mensagem para uma pessoa da classe,
previamente determinada por você. Quem receber a mensagem, deverá saber quem a
enviou.
-
Escolham outra pessoa da classe, repitam o mesmo procedimento, só que a
mensagem deverá ser para todos da classe.
-
Agora, falem: as pessoas escolhidas para transmitir as mensagens, podem ser
comparadas aos profetas que são porta-vozes de Deus, devidamente autorizados
para falar em nome dEle, proferindo mensagem para quem Ele quer.
-
Para concluir, leiam:
“Havendo
Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho”. Hb 1.1
“E
estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as
minhas palavras na tua boca”. Jr 1.9
-
Agora, vamos estudar sobre o modelo de liderança dos profetas de Israel e quais
características podem ser utilizadas para a liderança atual.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário