Adultos:
O Tabernáculo: Símbolos da Obra Redentora de Cristo
Lição
06: As Cortinas do Tabernáculo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição,
escrevendo no quadro ou cartolina: As
Cortinas do Tabernáculo.
- Trabalhem o conteúdo
da lição, utilizando 02 ilustrações do Tabernáculo:
01
– Figura do Tabernáculo para mostrar as cortinas do Tabernáculo:
02
– Figuras da cobertura e cortinas para apresentar detalhes de sua composição:
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a Dinâmica “O Salário do Pecado”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
O Salário do Pecado
Objetivos:
Refletir sobre o pecado que
originou a morte física e espiritual, separando os pecadores de Deus.
Introduzir o estudo sobre a
simbologia do cortinado branco do Tabernáculo.
Material:
02 alunos(01 do sexo masculino
e 01 do feminino)
Frutas variadas
01 cartolina preta
Procedimento:
- Peçam para que o casal se
posicione diante da turma.
- Falem que o casal
representará Adão e Eva.
- Coloquem uma cesta com
vários tipos de fruta diante dele.
- Leiam Gn 2. 15 a 17:
“E tomou o Senhor Deus o homem,
e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao
homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do
conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela
comeres, certamente morrerás”.
- Falem: Lemos nestes
versículos acerca da orientação de Deus sobre o que podiam ou não comer dos
frutos do jardim.
Escolham 01 fruta e digam que
ela vai representar a árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.
– Falem: Mas, Adão e Eva
desobedeceram:
Leiam: “E viu a mulher que
aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável
para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido,
e ele comeu com ela”(Gênesis 3:6).
Neste momento, “Eva” deve comer
parte da fruta proibida e depois passar para “Adão”.
- Falem: Qual foi o pecado?
Certamente vão falar que foi a
desobediência.
- Entreguem a metade da
cartolina preta para o homem e a outra parte para a mulher e falem que
representa o pecado.
- Depois, leiam: “Portanto,
como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também
a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”(Romanos 5:12).
- Peçam para que o casal
distribua pedaços de cartolina preta para todos os alunos, simbolizando que
todos pecaram.
- Falem: Agora, temos um
problema sério – o pecado e a morte.
“Porque o salário do pecado é
a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso
Senhor”(Rm 6.33).
- Falem: O pecado faz a
separação entre Deus e os homens, porque Ele é santo. Na lição de hoje, vamos estudar sobre as
cortinas do Tabernáculo. O cortinado branco do pátio separava o profano do
santo. O homem para entrar no pátio precisava oferecer uma oferta pelo pecado e
assim aproximar-se de Deus através do sacerdote. Com o sacrifício de Jesus,
fomos perdoados e temos acesso direto a Deus.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário