Lição
07: Crendo na Vinda de Jesus
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Crendo na Vinda de Jesus.
- Depois, perguntem sobre o
que eles sabem sobre a vinda de Jesus.
Aguardem as respostas.
- Em seguida, utilizem a dinâmica “Arrumando a mala”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, peçam para
que os alunos falem sobre o que eles aprenderam sobre a Vinda de Jesus, depois
desta aula na qual tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o
tema.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Arrumando a Mala
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos
Procedimento:
- Escolham dois alunos e
falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma
hora.
- Digam: Vocês têm 01 minuto
para “arrumar a mala”.
- Mostrem a mala, que será
representada pelo quadro ou a cartolina.
- Solicitem para que eles
escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
- Cronometrem o tempo não
deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.
- Várias situações podem
acontecer:
1 – Pelo pouco tempo, os 02
alunos não conseguirem arrumar a mala.
2 – Mesmo tendo pouco tempo,
os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
3 – Os alunos recusarem
arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo.
Observação: Qualquer que seja
o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
- Falem: Vamos estudar sobre a
Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o
arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:
Para a situação 01: Não se
prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a
preparação.
Para a situação 02:
Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Para a situação 03:
Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido
avisado para se organizarem.
- Falem: O importante é que
todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.
- Para finalizar, falem: O
estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de hoje.
- Então, comecem o estudo da
lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário