Lição
09: Exercitando a Inteligência
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição:
Exercitando a Inteligência.
- Para iniciar o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Hábitos de
Estudo”.
- Agora, trabalhem o conteúdo
da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da
lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Hábitos de Estudo
Objetivo:
Estimular o hábito de estudar.
Material:
Quadro ou cartolina
Material digitado sobre
hábitos de estudo(vejam no procedimento) para cada aluno
Procedimento:
1 - Perguntem: Como vocês se
organizam para estudar? Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou
cartolina.
2 - Depois, peçam para que os
alunos façam uma encenação de algumas formas de estudar relatadas pelos alunos.
3 - Analisem as respostas e as
encenações, questionando se dessa forma está havendo boa assimilação dos
conteúdos.
4 - Agora, peçam para que os
alunos apontem atitudes que podem melhorar a forma de estudar.
5 - Falem: Vamos ver agora
algumas ações importantes para que haja maior aproveitamento nos
estudos(entreguem estas orientações por escrito para cada aluno):
- Planeje o que vai estudar e
siga cuidadosamente seu planejamento.
- Organize um horário fixo de
estudo, crie uma rotina diária.
- Procure um local de estudo
com iluminação adequada e tranquilo, onde não circulem pessoas, onde haja
silêncio(desligue a TV, rádio, MP3, celular).
- Procure manter o foco de sua
atenção na leitura, não se distraia.
- Tenha perto de você o que
vai usar, como: papel, caderno, lápis, caneta, dicionário etc.
- Evite ler deitado, o mais
adequado é utilizar uma mesa ou uma escrivaninha, pois facilita fazer
anotações.
- Leia de preferência durante
o dia.
- Leia o texto em voz alta e
depois procure escrever as ideias principais.
- Organize uma pasta ou
fichário com suas anotações e dúvidas.
- Realize pesquisas em livros,
revistas e sites confiáveis.
- Revise a matéria no dia da
explicação do professor.
- Fazer um cronograma com as
atividades e avaliações a serem realizadas.
6 – Perguntem: Qual ou quais
destas ações você tem mais dificuldade?
Aguardem as respostas e
mostrem a importância dessas ações, lembrando-lhes dos resultados positivos que
aparecerão, dessa forma vocês estarão estimulando os alunos a criar hábitos de
estudo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário