Lição
07: Meu Ego, Meu Inimigo
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Meu Ego, Meu Inimigo.
- Escrevam no quadro ou
cartolina as palavras: Ego, Superego e Id.
- Expliquem cada palavra.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição,
lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o
através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Para exemplificar o orgulho e
a humildade, utilizem a dinâmica
“Orgulho x Humildade”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Orgulho x Humildade
Objetivo:
Estudar sobre o orgulho e a humildade.
Material:
01 figura de uma gangorra
01 bola
Papéis pequenos
- Coloquem no quadro a figura
de uma gangorra.
- Falem que quando uma pessoa
está cheia de orgulho é como se ela estivesse no alto da gangorra.
Então, nesse momento, coloquem
o nome ORGULHOSO no alto da gangorra.
O orgulhoso está cheio de
coisas mesquinhas e enxerga as demais pessoas do alto, considerando-as de pouco
valor.
Então, comecem a colocar os
nomes das ações do orgulhoso dentro de uma bola.
Depois, comecem a encher a
bola e falem: o orgulhoso está cheio destas coisas e está inchado de vaidade e
pensamento mesquinhos.
- Vejamos o que a Bíblia fala
sobre o orgulho e a arrogância. Leiam Pv 16.18 “O orgulho leva a destruição e a
arrogância conduz à queda”.
- Nesse momento, estourem a
bola e mudem a posição do ORGULHOSO de lugar na gangorra, agora na parte baixa.
- Agora, apresentem uma
gangorra em equilíbrio, isto é, os dois lados na mesma altura.
- Coloquem a palavra JESUS no
centro da gangorra.
- Falem: Devemos observar o
exemplo de Jesus para termos equilíbrio para que não sejamos como mostra esta
figura.
- Apresentem a gangorra com o nome ORGULHOSO
na parte alta e FALSA HUMILDADE na parte baixa.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição, trabalhando o que realmente significa ser humilde e a
falsa humildade tão difundida e apresenta por muitos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário