Lição
04: Os Atributos do Ser Humano
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina:
- Para iniciar o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Convivência em Revisão!”
-
Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Convivência em
Revisão!
Objetivos:
Reafirmar que o ser humano é
um ser sociável.
Analisar as ações no âmbito
familiar, quanto à convivência.
Material:
01 caixa
01 tesoura
01 prego
01 lixa
01 chave
01 cotonete
Observação: coloquem todos os
objetos, apontados acima, dentro da caixa
Procedimento:
- Apresentem a caixa.
- Falem que dentro da caixa há
vários objetos, que poderão ou não ser utilizados, dependendo tão somente de
nossa iniciativa.
- Então, comecem a mostrar
cada um deles, perguntando para que servem.
Por exemplo:
Tesoura:
cortar, separar, dividir, retirar excessos.
Prego:
Fixar, unir.
Lixa:
Retirar as asperezas, os excessos.
Chave: Abrir
ou fechar.
Cotonete:
Limpar ouvido.
- Agora, perguntem: Como estes
objetos, figuradamente, podem ser utilizados para que o relacionamento na
família seja melhorado?
Exemplos:
Tesoura: Cortar, separando o
que deve permanecer daquilo que deve ser rejeitado.
Prego: Fixar a Palavra de Deus
nas nossas mentes, unindo o que lemos com as ações que executamos.
Lixa: Retirar o que está em
excesso, deixando limpo sem “asperezas”.
Chave: Abrir espaço para ações
benéficas. Fechar espaço para atitudes destrutivas promotoras de desavenças.
Cotonete: Retirar aquilo que
nos impede de escutar o outro.
- Para finalizar, façam um
breve comentário sobre os benefícios e malefícios causados pelas atitudes dos
membros familiares, proporcionando ou não ambiente de boa convivência,
respeitando uns aos outros. Deus nos fez serem sociáveis, mas precisamos ter
cuidado com as palavras e ações nos relacionamentos em família e com os amigos.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
A paz do Senhor irmã Sulamita, parabéns pelo trabalho desenvolvido. Você está contribuindo e muito com a EBD no Brasil.
Amei as dinâmicas as aulas,é tudo muito proveitoso para nós professores espero a próxima aula
Postar um comentário