Adolescentes - História da igreja para Adolescentes
Lição 08:
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Reforma Protestante.
-
Trabalhem os pontos o tema através da dinâmica “A Reforma Protestante”.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
-
Posteriormente, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa e contextualizada.
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Reforma Protestante
Objetivo: Estudar sobre a Reforma Protestante.
Um
cofre pequeno ou uma caixa
Dinheiro
Martelo,
prego
Bíblia
Romanos,
capítulo 1, verso 17: "O justo viverá por fé"!!!
Papel
com o nome “Indulgências”
Uma
folha comprida com a expressão “95 teses”
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Coloquem numa mesa ou no piso(no centro do círculo) os seguintes objetos:
Um
cofre pequeno ou uma caixa
Dinheiro
Martelo,
prego
Bíblia
O
versículo "O justo viverá por fé"(Rm 1.17)
Papel
com nome “Indulgências”
Uma
folha com nome “95 teses”
-
Falem: Observem estes objetos e falem o que cada um deles faz lembrar de algo
sobre a Reforma Protestante.
Neste
momento, fiquem atentos, pois os alunos vão falar sobre o que se lembram da
história da Reforma Protestante.
À medida que eles falam é importante que vocês
acrescentem outras informações sobre o tema.
Vejam
abaixo o que os objetos podem indicar sobre a Reforma Protestante:
Um
cofre pequeno ou uma caixa: A Igreja católica estava ficando rica por juntar
altas somas em dinheiro e terras gastos com luxo
Dinheiro:
Compra e venda de indulgências
Martelo,
prego: Lutero pregou na porta da catedral de Wittenberg as 95 teses
Bíblia:
Livro no qual Lutero leu e compreendeu o quanto a igreja católica estava
distante de suas verdades e ensinos.
"O justo viverá por fé"(Rm 1.17):
Através da leitura e compreensão deste
versículo, houve uma mudança na vida de Lutero e por consequência ocasionou a
Reforma Protestante.
Papel
com nome “Indulgências”: Compra e venda de perdão de pecados
Uma
folha com nome “95 teses”: Lutero pregou na porta da catedral de Wittenberg,
que criticava vários pontos da doutrina e práticas católicas.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário