Discipulando – 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 09: Oração não mecânica, mas consciente
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Oração não mecânica,
mas consciente.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica
“Ensinando a Orar”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Ensinando a Orar
Objetivo: Explicar cada parte da Oração do Pai Nosso.
Oração que Jesus ensinou “O Pai Nosso”, dividido por
versículo, isto é, cada versículo em uma folha com letras grandes.
Procedimento:
- Falem: Jesus ensinou aos discípulos a orar com o
exemplo da oração do Pai Nosso.
- Perguntem: Quem sabe a oração do Pai Nosso?
- Que tal fazermos esta oração, agora?
Então, deixem que os alunos repitam esta oração sem
ler.
- Depois perguntem: Vocês entendem o que quer dizer
cada parte desta oração?
- Falem: Muitas pessoas repetem esta oração de forma
mecânica sem entender o significado de cada parte.
- Vamos agora, estudar sobre esta oração ensinada
por Jesus que encontramos em Mt 6. 9 a 13:
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás
nos céus, santificado seja o teu nome;
Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim
na terra como no céu;
O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós
perdoamos aos nossos devedores;
E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal;
porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.
- Depois, entreguem para 5 alunos um versículo que
compõe a Oração do Pai Nosso.
O aluno que está com o versículo inicial ler e
depois coloca no quadro para e vocês começam a explicar cada parte. Isto deve
acontecer o último versículo.
- Falem: Jesus não falou para que a repetíssemos
como a maioria faz, mas deu um exemplo de como orar.
- Leiam Mt 6. 7a: “E, orando, não useis de vãs
repetições...”
- Falem: Agora, vocês já sabem como orar!
Por Sulamita Macedo.
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