Pré-adolescentes - O Evangelho do discípulo amado
Lição 07: Uma mulher em julgamento
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Uma mulher em julgamento.
- Depois, utilizem a dinâmica “A Universalidade da
Salvação”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Universalidade da Salvação
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a salvação, através do sacrifício
de Jesus, enfatizando a universalidade do plano salvífico de Deus.
4 folhas de papel ofício
01 tubo de cola branca
01 pincel atômico
01 rolo de durex colorido(vermelho)
Procedimento:
Antes da aula:
- Colem 4 folhas de papel ofício, formando um caminho e
escreva, em um lado, o versículo: “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes
estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto” (Efésios 2.13).
Durante a aula:
- Apresentem para os alunos este caminho sem mostrar o
versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a Deus, porém este caminho
foi destruído por causa do pecado( nesse momento rasgue o caminho, simbolizando
o caminho destruído).
- Depois, falem que Deus providenciou a religação do homem
com Ele. Agora, leiam:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho
unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o
mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”(João 3:16-17).
- Entreguem os pedaços para os alunos e peça para que eles
colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao terminarem, falam que somente
através do sangue de Jesus o caminho pode ser restaurado, através de um único
sacrifício de Cristo na cruz(o durex colorido representará o sangue).
- Então, apresentem o lado do caminho que contém o
versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler.
- Concluam, lendo: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho e a
verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
- Para concluir, leiam os versículos abaixo que apontam para
a universalidade da salvação:
“Pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu
preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, E
para glória de teu povo Israel”(Lucas 2:30-32).
“E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o
Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, e em seu
nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações,
começando por Jerusalém”(Lucas 24:46-47).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário