Adultos - A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó
Lição 08: A Teologia de Zofar: O Justo não Passa por Tribulação?
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Teologia de Zofar: O Justo não Passa por
Tribulação?
- Apontem
para a pergunta contida no título da lição e falem:
O
justo não passa por tribulação?
Aguardem
as respostas.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder
de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apliquem a dinâmica “No mundo tereis
aflições”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: No mundo tereis
aflições
Objetivo:
Refletir sobre as atitudes para vencer os obstáculos, os problemas e aflições.
Procedimento:
– Entreguem ½ folha de papel
ofício para cada aluno.
– Solicitem que cada aluno
desenhe uma figura humana grande e outra pequena, que representarão um gigante
e ele(o aluno) respectivamente.
– Peçam para que o aluno
reflita sobre qual o “gigante” que está perturbando sua vida, isto é, aquilo
que está causando dor, sofrimento etc.
– Leiam: I Sm 17.
23,24,37,40,41,42,48,49.
– Solicitem que desenhe 05
pedras ao lado da figura pequena, que representarão as atitudes que ele dever
ter para vencer o gigante(o problema, a dificuldade).
Por exemplo: paz, confiança em
Deus, oração, jejum, fé, persistência, conselho etc.
– Para concluir, leiam:
“Muitas são as aflições do
justo, mas o Senhor o livra de todas”(Salmo 34.19).
“Tenho-vos dito isto, para que
em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o
mundo”(João 16:33).
Por Sulamita Macedo.
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