Adultos - A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó
Lição 06: A Teologia de Elifaz: Só os Pecadores Sofrem?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A
Teologia de Elifaz: Só os Pecadores Sofrem?
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“Deus cuida de mim!”
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Deus cuida de mim!
Objetivos:
Confirmar a transcendência
divina, o cuidado de Deus para com a criação o relacionamento com suas
criaturas.
Rebater o pensamento de
Elifaz(amigo de Jó), que Deus não se importa com as criaturas.
Oportunizar momentos de socialização
das bênçãos recebidas e agradecimento a Deus.
Harpa Cristã(hino no. 564)
Procedimento:
- Organizem os alunos em
círculo para uma roda de conversa.
- Em seguida, cantem ou falem,
conjuntamente, a 1ª estrofe e o estribilho do hino da Harpa Cristã no. 564:
“Se da vida as vagas
procelosas são,
Se, com desalento, julgas tudo
vão,
Conta as muitas bênçãos,
dize-as duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus
já fez!
Conta as bênçãos! Dize-as
quantas são,
Recebidas da divina mão!
Vem dizê-las, todas duma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus
já fez!”
- Agora, peçam para que alguns
alunos contem uma bênção, de forma objetiva.
O aluno deve começar falando “Deus
cuida de mim, porque...”
- Estipulem no máximo 10
minutos para isto.
O relato das bênçãos recebidas
revela e confirma que Deus é transcendente, está acima da criação, mas cuida de suas
criaturas e se relaciona com elas.
- Leiam, Salmo 40.05: “Muitas
são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus
pensamentos não se podem contar diante de ti: eu quisera anunciá-los e
manifestá-los, mas são mais do que se podem contar”.
Por Sulamita Macedo.
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