Adultos - A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó
Lição 07: A Teologia de Bildade: Se Há Sofrimento, Há Pecado Oculto?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Teologia de Bildade: Se Há Sofrimento, Há Pecado
Oculto?
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para iniciar, perguntem:
Onde há sofrimento, há pecado?(Método de Perguntas e Respostas).
Aguardem as respostas.
Anote-as no quadro.
Reserve e após a explanação da
lição, façam a mesma pergunta. Observem se houve mudança de pensamento.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder
de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apliquem a dinâmica “Eu sei que meu redentor vive,”
para exemplificar o item II.3.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Eu sei que meu redentor
vive
Objetivos:
Contextualizar a afirmação de
Jó “Eu sei que meu redentor vive” com a vida dos alunos, enfatizando a
necessidade do justo mediador, que defende a causa do cristão.
Exemplificar e estudar sobre o
eficiente mediador, Jesus que nos religou a Deus, justificando e intercedendo pelos
que se chegam a Ele.
01 giz branco
01 pano úmido
01 telefone com fio
Nome digitado: DEUS
Procedimento:
- Utilizando um giz, desenhem
no piso um círculo grande.
- Peçam para que todos os
alunos entrem neste círculo.
- Entreguem para um dos alunos
o nome DEUS e para outro aluno um telefone com fio.
- Pequem o telefone, tirando
do gancho e falem: A comunicação de Deus com o homem e vice-versa acontecia de
forma perfeita. Mas, o homem pecou, desobedecendo a Deus e a comunicação foi
cortada.
Nesse momento, retirem o fio
do telefone e peçam para que todos os alunos saiam do círculo, demonstrando
afastamento de Deus. Somente o aluno que tem o nome “Deus” permanecerá no
círculo.
- Façam outro círculo com giz,
separado do círculo anterior.
- Peçam para que todos os
alunos entrem neste novo círculo.
- Falem: O homem ficou
distanciado de Deus, mas o amor divino pela humanidade era tão grande, que
providenciou uma ponte de ligação entre Ele e os homens, enviando Jesus como
Salvador e Mediador dos homens, demonstrando que Deus se importa com suas
criaturas.
O abismo de separação entre a
criatura e o Criador foi solucionado pelo mediador, Jesus, justo e santo.
Depois leiam:
“Porque há um só Deus, e um só
Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”(1 Timóteo 2:5).
- Nesse momento, façam dois
traços, simulando uma ponte, unindo os dois círculos, e escrevam o nome JESUS.
- Falem: Desta forma, a
comunicação foi restabelecida.
- Em seguida, coloquem o fio
do telefone, antes retirado.
- Falem: Estando ligados em
Deus, temos um redentor, um defensor para nos justificar dos pecados e das
acusações.
Neste momento, mencionem a
afirmação de Jó “Eu sei que meu redentor vive”(Jó 19. 25) e enfatizem a
necessidade do justo mediador, que defende a causa do cristão.
“Sendo justificados
gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”(Romanos
3:24).
“Portanto, agora nenhuma
condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne,
mas segundo o Espírito”(Romanos 8:1).
Observação: É interessante
limpar o piso, para isto utilizem um pano úmido.
Por Sulamita Macedo.
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