Juvenis – Avivamento para a Juventude
Lição 07: Efeitos espirituais do Avivamento
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Efeitos espirituais do Avivamento.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Chave”.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A Chave
Objetivo:
Refletir
sobre a importância e a eficácia da oração para o avivamento.
Material:
01
chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
-
Perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
-
Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém
não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
-
Falem que a oração pode ser comparada a uma chave.
-
Perguntem: O que a oração pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir:
Salvação, avivamento espiritual, emprego, aprovação no vestibular etc.
Fechar:
livramentos (acidentes, assaltos), orações que não estão de acordo com a
vontade de Deus, etc.
-
Solicitem aos alunos que apontem dois exemplos do Antigo Testamento de orações
que representam o ABRIR e FECHAR e também mencionar situações vivenciadas por
eles.
-
Para finalizar, leiam II Cr 7.12 a 14.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário