Jovens: Os Bons e Maus Exemplos - Aprendendo com Homens e Mulheres da Bíblia
Lição 09: José: Fazendo a Diferença Aceitando a Jesus
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro: José:
Fazendo a Diferença Aceitando a Jesus.
- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“Usando o controle”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Usando o controle
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre o
caráter de José, pai terreno de Jesus, sendo um dos aspectos a
temperança.
01 caixa
01 controle(pode ser de TV)
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Mostrem uma caixa com várias
situações referentes ao domínio próprio, como: o tempo, a fala, desejos,
ideias, ações, hábitos etc.
- Falem: A sacola vai passar
de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar
de uma situação que aconteceu com ele com relação a palavra e temperança.
- No momento, em que o aluno
for começar a falar, entreguem para ele o controle.
- O aluno deve dizer, ao
iniciar, se usou o controle ou não na situação que vai relatar.
- Repitam este procedimento,
com pelos menos uns 5 alunos. Os alunos devem ser objetivos na fala.
- Depois, enfatizem que há
necessidade de controle, disciplina, e que isto deve ser um exercício
constante.
- Falem: Nesta lição, vamos
estudar vários aspectos do caráter de José, pai adotivo de Jesus. Um deles é a
temperança, pois ele teve controle diante da situação que ocorreu sua noiva
Maria, que ficou grávida, por obra e graça do Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário