Adolescentes: A História do povo escolhido
Lição 02: A grande jornada no DesertoProfessoras e
professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
A grande jornada no
Deserto, escrevendo no quadro
branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “No Deserto”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: No Deserto
Objetivos:
Contextualizar
com a vida do aluno o estudo sobre a provisão de Deus para o povo de Israel no
deserto.
Refletir
sobre as dificuldades que enfrentamos no deserto da vida, mas com a confiança
de que Deus é soberano e provedor.
01
saco ou 01 caixa, que caiba os objetos abaixo relacionados:
Uma
bússola, uma vela, fósforo ou lanterna
Uma
Bíblia
Uma
borracha
Um
sachê de chá de camomila ou erva-doce
Um
clip
Uma
liga(elástico)
Um
bandaid
Uma
bala
Uma
peça de um quebra-cabeça
Uma
cópia da oração do Pai Nosso
Um
relógio
Procedimento:
-
Falem: Estudamos sobre as dificuldades, desafios que o povo israelita passou no
deserto, mas houve a provisão de Deus.
Há
momentos na vida que temos certeza de que estamos no deserto, sofrendo com a
aridez da situação que pode ser material e/ou espiritual.
-
Perguntem: O que pode causar a nossa permanência temporária no deserto da vida?
Observem
as respostas dos alunos.
-
Falem: Precisamos de alguns objetos e também realizar ações para que a nossa
sobrevivência neste deserto seja amenizada ou garantida.
-
Agora, falem: Aqui está um kit de sobrevivência para quem está nesta situação.
Então,
comecem a retirar, do saco ou caixa, os objetos e falem sobre a finalidade de
cada um:
Uma
bússola, uma vela, fósforo ou lanterna: para indicar e mostrar o caminho para
sair da situação.
Uma
Bíblia: Para fortalecimento da nossa fé e confiança em Deus, útil para o
ensino, repreensão e correção.
Uma
borracha: para apagar as ações negativas e perdoar
Um
sachê de chá de camomila ou erva-doce: Para relaxar e esperar com paciência e
esperança
Um
clip: Para juntar as experiências
Uma
liga(elástico): Para se lembrar de ser
flexível e adaptar-se a situação
Um
bandaid: Para curar as mágoas, as feridas
Uma
bala: Para adoçar a difícil situação
Uma
peça de um quebra-cabeça: Para lembrar que você não está sozinho
Uma
cópia da oração do Pai Nosso: Para lembrar que a oração do justo muito pode em
seus efeitos.
Um
relógio: Para lembrar que Deus é soberano, que o tempo lhe pertence e que
devemos persistir em oração.
-
Depois, perguntem: Vocês indicariam outros objetos para compor este Kit?
Aguardem
as respostas. Escrevam num papel e coloquem no saco ou caixa.
Ideia
original do uso de um kit de sobrevivência desconhecida.
Elaboração da dinâmica com a versão deste kit com suas finalidades por Sulamita Macedo.
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