Juvenis: Uma viagem pelo Novo Testamento
Lição 03: Entendendo o Novo TestamentoProfessoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Entendendo o Novo Testamento, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para inciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica "Novo Testamento".
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Novo Testamento
Objetivo:
Estudar a classificação dos 27 livros do Novo Testamento
Material:
Bíblias dos alunos
04 caixas
Nomes para digitar:
Evangelhos, Histórico, Epístolas, Profético, Mateus a
João, Atos, Romanos a Judas e Apocalipse
Procedimento:
Dias antes da aula:
Identificar as 04 caixas com os nomes: Evangelhos,
Histórico, Epístolas e Profético.
Colocar os nomes dos livros dentro da caixa referente
a Evangelhos(Mateus a João) Histórico(Atos), Epístolas(Romanos a Judas) e
Profético(Apocalipse).
No momento da aula:
- Apresentem para os alunos as 04 caixas identificadas
com os seguintes nomes:
Evangelhos
Histórico
Epístolas
Profético
- Falem: Vamos estudar hoje sobre a classificação dos
27 livros que compõem o Novo Testamento. Estes livros estão divididos em 04
blocos com estes nomes(apontem as caixas e leiam cada nome).
- Que tal agora, conhecer cada livro destes 04 blocos?
- Entreguem para 04 alunos, as 04 caixas.
Peçam para que eles abram e leiam o intervalo de
início e fim dos nomes dos livros.
Os demais alunos devem acompanhar a leitura dos nomes
dos livros que compreendem o intervalo, observando o índice da Bíblia para
poder identificá-los por completo.
Aguardem que os alunos realizem esta atividade.
- Para concluir, perguntem:
Alguém lembra de algum fato ou versículo destes
livros?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, comecem o estudo da temática.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário