Adolescentes: A História do povo escolhido
Lição 05: Novos
líderes para um novo tempo: Os Juízes
Professoras e
professores, observem estas orientações:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem
se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Novos líderes para um
novo tempo: Os Juízes,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para
iniciar a aula, utilizem a dinâmica “No tempo dos juízes”.
- Depois,
trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: No tempo dos juízes
Objetivos:
Promover
partcipação dos alunos, através da utilização da Metodologia Ativa de
aprendizagem.
Apresentar
a pesquisa realizada pelos alunos sobre a juíza Débora e os juizes Gideão e
Sansão.
01
quadro branco ou outro material como: cartolina, papel madeira
Marcadores
de quadro branco
Papéis
para sorteio da ordem de apresentação
Procedimento:
Dias antes da aula:
Dividam
a turma em 03 grupos.
Orientem
os alunos, através do WhatsApp da turma, para realizar pesquisa sobre a juíza
Débora e os juízes Gideão e Sansão
Grupo
01: Débora
Grupo
02: Gideão
Grupo
03: Sansão
Falar
que eles vão apresentar o que pesquisaram durante da aula de forma objetiva.
Organizem
03 pedaços de papel para sortear a ordem de apresentação, escrevendo os nomes
Débora, Gideão e Sansão.
No dia da aula:
-
Após a introdução do tema sobre a situação do povo de Israel depois da morte de
Josué e a atuação dos Juízes, peçam para que os alunos comecem a falar sobre o
que pesquisaram sobre Débora, Gideão e Sansão.
- Antes da fala dos alunos, façam o sorteio da ordem apresentação, retirando apenas 01 dos papéis para gerar curiosidade e expectativa nos demais grupos.
-
Observem atentamente o que eles estão apresentando. Acrescentam outras
informações ou corrijam algo se necessário.
-
Escrevam, no quadro ou em outro material, palavras e expressões para destacar
algumas informações.
Para
concluir:
-
Analisem a situação de Sansão que teve comportamento positivo e negativo em sua
atuação.
-
Enfatizem a importância da atuação fiel de Débora e Gideão.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário