Juvenis: Uma
viagem pelo Novo Testamento
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
- Perguntem
como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Cronologia do Novo Testamento, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para iniciar a aula, utilizem a dinâmica “NT –
Apresentação dos livros”.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: NT – Apresentação dos livros
Objetivo:
Expor 02 tipos de apresentação dos livros do Novo Testamento.
Material:
A Bíblia dos alunos
02 cartolinas ou 01 folha de papel madeira
01 rolo de fita adesiva
01 tubo de cola branca
02 quadros brancos
Lista dos nomes dos livros do Novo testamento com a
numeração na ordem em que aparecem no índice do Novo Testamento(digitar com
tamanho da fonte que todos os alunos possam ver)
Nome dos livros do Novo Testamento digitados com a
numeração da ordem cronológica(ver no procedimento)
Dias antes da aula:
Colem numa cartolina a lista dos nomes dos livros do
Novo testamento com a numeração na ordem em que aparecem no índice do Novo
Testamento
Recortem cada nome dos livros do Novo Testamento
digitados com a numeração da ordem cronológica. Vejam abaixo:
01 - Tiago
12 – Atos
02 - Gálatas
13 – I Timóteo
03 – I e II Tessalonicenses
14 – Tito
04 – I e II Coríntios
15 – II Pedro
05 – Marcos
16 – II Timóteo
06 – Romanos
17 - Hebreus
07 – Mateus
18 - Judas
08 - Lucas
19 – João
09 – I Pedro
20 – I, II e III João
10 – Colossenses, Filemon e Efésios
21 - Apocalipse
11 - Filipenses
Observação: nesta tabela acima tem a numeração de 01 a
21, mas observem que os 27 livros do NT estão citados. Esta é a ordem
cronológica(datas).
Durante a aula:
- Para começar
a exposição dos 02 tipos de apresentação dos livros do Novo Testamento, peçam
para que os alunos abram a Bíblia no índice do NT.
- Falem: Esta lista dos nomes dos livros do NT já é
conhecida por vocês. Os nomes aparecem nesta ordem por uma razão.
Por que são apresentados assim?
Aguardem as respostas. Observem atentamente o que eles
falam. Corrijam algo se necessário e enfatizem que esta é a ordem sequencial
dos acontecimentos.
- Neste momento, coloquem no quadro a lista dos nomes
dos livros do Novo testamento com a numeração na ordem em que aparecem no
índice.
Observação: Vejam a importância de apresentar esta
lista com ordem numérica, pois na Bíblia não tem a numeração e servirá para
comparar com a outra ordem que será exposta posteriormente.
- Façam uma breve apresentação da sequência dos fatos
por blocos temáticos dos livros do AT: Evangelhos, Histórico, Epístolas e
Profético.
- Em seguida, coloquem uma cartolina no quadro.
- Distribuam entre os alunos os nomes dos livros do
Novo Testamento digitados com a numeração da ordem cronológica.
- Falem: Agora vamos conhecer outra ordem dos livros
do NT.
- Peçam para que os alunos observem a numeração e
fiquem atentos para a chamada de cada número em ordem crescente( 01 a 21).
Começando pelo número 01, o aluno deve ler o nome do
livro e colar na cartolina na posição superior esquerda da cartolina.
Quando a coluna da esquerda tiver completa, iniciar a
coluna da direita.
Isto deve acontecer até que complete a sequência de 01
a 21.
- Falem: Vamos comparar esta ordem dos livros. Está
diferente daquela que conhecemos, pois é a ordem cronológica do AT, isto é,
conforme as datas em que foram escritos.
Vocês podem pedir aos alunos para observar as datas
mencionadas no item 3 da lição.
- Depois, continuem abordando outras informações sobre
os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário