Adolescentes: A História do povo escolhido
Lição 03: Moisés e Josué, grandes líderes do povo de Israel
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Moisés e Josué, grandes líderes do povo de Israel, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Utilizem
a dinâmica “O legado de Moisés para Josué”, para refletir sobre o
legado de Moisés para seu sucessor.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O legado de Moisés para Josué
Objetivos:
Promover
estudo sobre as características da liderança de Moisés.
Refletir
sobre o legado de Moisés para Josué, seu sucessor.
Cópias
da figura de pé esquerdo e direito(a quantidade vai depender do número de
características – vejam abaixo).
Fita
adesiva
Pincel
atômico
Procedimento:
-
Falem: Depois do que já estudamos sobre a liderança de Moisés, quais
características podemos apontar deste servo de Deus?
-
Aguardem as respostas.
Espera-se
que os alunos apontem as seguintes características, entre outras:
Dedicado
Humildade
Manso
Bondoso
Obediente
Fiel
Confiável
Temperamento
descontrolado
Caráter
controlado
Líder
solitário(Centralizador - na fase inicial)
Não
percebia a necessidade dos liderados(na fila e em pé)
Agenda
lotada(“... de manhã ao por do sol..”)
Soube
escutar Jetro
Aceitou
proposta de Jetro
Temente
a Deus
Tinha
objetivos claros de acordo com a vontade de Deus
Preparado
por Deus
Orava
Adorava
a Deus
Rejeitava
o erro e corrigia.
-
Distribuam para os alunos as figuras de pés e peçam para que escrevam uma das
características apontadas(01 característica por pé).
-
Depois, montem no piso da classe um caminho com as figuras de pés.
-
Falem: Este caminho representa o caminhar de um líder desde sua chamada,
aceitação do chamado e atuação no Egito diante de Faraó, a peregrinação no
deserto com o povo de Israel. Várias ações foram executadas por Moisés e nelas
podemos observar as características, quer positivas ou negativas.
-
Depois, falem que Josué, sucessor de Moisés, apresentou excelentes qualidades
para substituí-lo, refletindo a imagem do seu mestre, por ter aprendido pelo
exemplo.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário